CIC Oeste oferece atendimento psicológico a vítimas de violência doméstica

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) Oeste iniciou na segunda-feira (29), em parceria com alunos do Curso de Psicologia da USP, serviço de atendimento psicológico destinado a mulheres, homens e crianças vítimas de violência doméstica. A ação prosseguiu na terça-feira (30), beneficiando um total de 35 pessoas em situação de vulnerabilidade, na primeira semana do projeto.

Semanalmente, aproximadamente 15 alunos cursando o último ano da faculdade prestarão auxílio psicológico na sede da unidade, localizada na Estrada de Taipas, 990, no Jaraguá. O atendimento será realizado sempre de segunda a quarta-feira, das 8h às 16h.

 As tratativas para viabilizar a iniciativa tiveram início no dia 8 de março após encontro que reuniu representantes de diversas entidades na Secretaria da Justiça e Cidadania.

 Na ocasião, foi assinado Protocolo de Intenções com 35 instituições e órgãos da sociedade civil visando a ampliar o atendimento de serviços gratuitos voltados às mulheres e com foco nas áreas de saúde, educação, lazer, direito, psicologia e assistência social.

A iniciativa busca o enfrentamento do problema de forma mais abrangente. “Entendemos que não bastaria tratar apenas a vítima. O acolhimento deve se estender aos filhos e aos maridos agressores, evitando novos casos de violência”, explica a diretora do CIC Oeste, Edilaine de Oliveira Daniel.

 Para participar é necessário comparecer ao CIC Oeste ou agendar por meio do telefone (11) 3942-5228, ramal 200. Os parceiros e membros da Rede de Proteção do CIC Oeste (Escolas, Polícia Militar, Delegacias de Polícia, Conselho Tutelares, Guarda Municipal, UBS e ONGs) também estarão habilitados a encaminhar os cidadãos que necessitem do atendimento.

 

Campanha

 

Em março, a Secretaria da Justiça e Cidadania lançou a campanha “Mulher, Você Pode!” para valorizar o papel das cidadãs na transformação da sociedade. Na oportunidade, foram assinados protocolos de intenção para ampliar o atendimento de serviços gratuitos voltados às mulheres nas áreas de saúde, educação, lazer, direito, psicologia e assistência social nos Centros de Integração da Cidadania (CICs).

Quem se sentir vítima de qualquer tipo de violência também pode se dirigir ao Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi), da Secretaria da Justiça, que funciona no Fórum Criminal da Barra Funda. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e Cidadania

 

Governo do Estado de SP