CIC Grajaú realiza sessões de Terapia Comunitária
O Centro de Integração da Cidadania (CIC) Grajaú, em parceria com a UBS Jardim Icaraí, reuniu nesta quinta-feira (2), 15 pessoas que participaram de uma sessão de Terapia Comunitária. A sessão aconteceu das 13h30 às 16h, no próprio CIC.
Os encontros, realizados quinzenalmente, têm como objetivo propiciar um ambiente acolhedor para que os participantes possam compartilhar experiências, reconhecer redes de apoio na própria comunidade, por meio de um espaço solidário e igualitário.
Para participar dos encontros, monitorados por psicólogos da UBS, basta comparecer na sede da unidade, localizada na Rua Pinheiro Chagas, s/n, no bairro Grajaú, zona sul da capital.
A Terapia Comunitária Integrativa é um instrumento que permite construir redes sociais solidárias de promoção da vida e mobilizar os recursos e as competências dos indivíduos, das famílias e das comunidades. Procura suscitar a dimensão terapêutica do próprio grupo valorizando a herança cultural.
Enquanto muitos modelos centram suas atenções na patologia, nas relações individuais, a Terapia Comunitária Integrativa se propõe a cuidar da saúde comunitária em muitos espaços, principalmente os espaços públicos.
Propõe-se também a valorizar a prevenção. Prevenir é, sobretudo, estimular o grupo a usar sua criatividade e construir seu presente e seu futuro a partir de seus próprios recursos.
O CIC
O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. Nas 17 unidades do CIC (Cajamar, Campinas, Casa da Cidadania, Feitiço da Vila, do Imigrante, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Grajaú, Guarulhos, Jundiaí, Leste, Norte, Oeste, Sul, Pirapora do Bom Jesus, Laranjal Paulista e São Vicente), localizadas preferencialmente em regiões de grande vulnerabilidade social, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, casamentos comunitários, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP, além de acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania