CIC Casa da Cidadania realiza 1º Festival da Mulher e Cidadania

A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC), unidade Casa da Cidadania, promoveu no sábado (16) o 1º Festival da Mulher e Cidadania. O evento aconteceu das 10h às 16h no Espaço da Cooperativa Nacional Agroindustrial (Coonagro), localizado na Rua Anita Costa, 150, no bairro Jabaquara.

O evento teve como objetivos festejar o aniversário de 55 anos do bairro, fundado em 1964; comemorar o Dia Internacional das Mulheres, celebrado no dia 8 de março; promover o exercício da cidadania e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Os moradores contaram com inúmeras atividades gratuitas. Foram prestados 2.446 atendimentos, sendo os mais procurados teste de glicemia (200), hepatite (192) aferição de pressão (120), orientação bucal (91) e corte de cabelo (83).

Também estavam disponíveis vacina para febre amarela, acupuntura; maquiagem, designer de sobrancelha, escovação, spa de mãos e rosto; solicitação de documentação (certidão de nascimento, casamento e óbito, carteira de trabalho); cadastro para castração de animais, shows, brinquedos infláveis e lazer.

O CIC Casa da Cidadania está localizado na rodovia dos Imigrantes, KM 11,5 – casa 19, no Jabaquara.

 

O CIC

O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania. Nas 17 unidades do CIC (Cajamar, Campinas, Casa da Cidadania, Feitiço da Vila, do Imigrante, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Grajaú, Guarulhos, Jundiaí, Leste, Norte, Oeste, Sul, Pirapora do Bom Jesus, Laranjal Paulista e São Vicente), localizadas preferencialmente em regiões de grande vulnerabilidade social, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, casamentos comunitários, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP, além de acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.

 

Clique aqui e veja o que aconteceu durante a festividade.

 

Campanha

 

Em março, a Secretaria da Justiça e Cidadania lançou a campanha “Mulher, Você Pode!” para valorizar o papel das cidadãs na transformação da sociedade. Na oportunidade, foram assinados protocolos de intenção para ampliar o atendimento de serviços gratuitos voltados às mulheres nas áreas de saúde, educação, lazer, direito, psicologia e assistência social nos Centros de Integração da Cidadania (CICs).

Quem se sentir vítima de qualquer tipo de violência também pode se dirigir ao Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi), da Secretaria da Justiça, que funciona no Fórum Criminal da Barra Funda. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Saiba mais aqui.

Governo do Estado de SP