CIC Campinas reúne quase 300 jovens em Feira Esportiva

 

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) Campinas, da Secretaria da Justiça e Cidadania, promoveu nesta terça-feira (19) a 1ª Feira Esportiva – “Esporte em Ação”. A ação foi realizada das 8h às 12h, na Escola Estadual Professora Maria Helena Antônio Cardoso, localizada na Rua Estevão Segalio, nº 140, no bairro Vida Nova.

Aproximadamente 280 jovens moradores do entorno participaram de aula de capoeira e de oficinas de esportes como futebol, handebol, vôlei e basquete.

‘Esse bairro tem um histórico de violência, mas por meio de ações como a que estamos desenvolvendo hoje, mostramos para esses jovens o potencial que a comunidade possui”, afirmou a diretora do CIC Campinas, Regina Rodrigues Espogino. Ela espera que a Feira atraia os jovens para os serviços que são oferecidos permanentemente na unidade. “O CIC é público, é deles, e desejamos que eles se apropriem”, complementou.

O campeão estadual de Damas Sr. Tashiro participou do evento, ensinando os princípios básicos do esporte e interagindo com os participantes durante uma partida simultânea com 15 alunos.

“Dama não é apenas jogar pedras: exige disciplina, concentração, memorização e atenção para combinação de jogadas. A convivência esportiva mantém os jovens longe das drogas”, salientou o campeão.

O evento contou com duas Rodas de Conversa. O professor de Educação Física Marcelo Bandieira abordou o tema “Como ser um esportista?”. Thiago DDQ, professor de dança, rapper, bi boy e ex-morador do bairro contou como o esporte mudou a sua vida.

Nicole Souza Santos, de 13 anos, participou de várias das atividades oferecidas e ficou atenta às palestras. “Entendi o quanto o esporte ajuda no nosso desenvolvimento”, afirmou, com o rosto suado.

Já Ramon Araújo Souza, de 13 anos, aproveitou para jogar damas com os colegas e se arriscou em uma nova modalidade: o basquete. “Nunca antes na minha vida eu fiz esse esporte”, disse.

Raissa Graciele Palaro, de 14 anos, aproveitou o dia e adorou ter tanta novidade na escola. “A Feira Esportiva foi boa para aproximar nossos pais e permitir que a comunidade possa participar da nossa vida”.

A 1ª Feira Esportiva integra atividades mensais desenvolvidas pelo projeto Jornada da Cidadania – Educação para a Cidadania e foi realizada com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e em parceria com o Coletivo de Jovens do Bairro Vida Nova e o grupo de capoeira da Fundação Internacional Capoeira Artes das Gerais (FICAG). 

O CIC Campinas promove ações mensais de cidadania abordando temas sugeridos pelos estudantes e integrantes do Coletivo de Jovens.

Em fevereiro, foi realizada a 1ª Ação de Empregabilidade e Feira de Profissões, na qual foram atendidos 297 alunos, maiores de 14 anos.  Até o momento, seis jovens foram contratados.

No dia 16 de abril o CIC Campinas segue com a programação da Jornada da Cidadania trazendo a 1ª Feira de Saúde “Prevenção também se ensina”. 

 

O CIC

O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. Nas 17 unidades do CIC (Cajamar, Campinas, Casa da Cidadania, Feitiço da Vila, do Imigrante, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Grajaú, Guarulhos, Jundiaí, Leste, Norte, Oeste, Sul, Pirapora do Bom Jesus, Laranjal Paulista e São Vicente), localizadas preferencialmente em regiões de grande vulnerabilidade social, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, casamentos comunitários, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP, além de acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.

 

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e Cidadania

 

Governo do Estado de SP