CIC Campinas orientou jovens sobre o “primeiro emprego” durante evento Educação para a Cidadania

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) Campinas, em parceria com a Escola Estadual Maria Helena Antônio Cardoso e ESPRO Campinas, promoveu no dia 17 de fevereiro o evento Educação para a Cidadania na instituição de ensino localizada na Rua   Estevão Segallio, 140 – Cj Hab V Nova.

A ação teve como objetivo realizar rodas de conversa para jovens de 14 até 24 anos que estão em busca do primeiro emprego.

No total, foram promovidas dez rodas de conversa, que contemplaram 235 alunos durante orientações sobre “Primeiro Emprego: dúvidas, qualificações, por onde começar?”.

As rodas foram conduzidas por Thiago Ferreira Quintanilha e Wesley Fernando Dias Silva, ambos instrutores do curso de Formação para o Mercado de Trabalho, oferecido pelo ESPRO – Ensino Social Profissionalizante.

O ESPRO é parceiro do CIC Campinas desde 2012 e já formaram e encaminharam mais de 600 jovens para o mercado de trabalho como aprendiz. Durante o período de pandemia, as aulas do ESPRO foram online. Os encontros presenciais estão sendo retomados gradativamente.

Necessário para inscrição: ter entre 14 e 24 anos, estar cursando a partir do 9º ano do ensino fundamental, e/ou, ter concluído o ensino médio.

Inscrições pelo site: https://www.espro.org.br/seja-um-jovem-espro/programa-jovem-aprendiz/

Plantão de dúvidas e inscrições para aqueles que não tiverem acesso ao computador e internet: todas as quintas e sextas-feiras, das 11h às 17h, no CIC Campinas/Vida Nova.

 

CIC

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania que tem como missão promover o exercício da cidadania por meio da participação popular e garantir formas alternativas de Justiça, tendo como objetivos o acesso à Justiça; a prestação de serviços gratuitos; a articulação e o fortalecimento de redes e ações comunitárias; e a educação para cidadania e direitos humanos.

O CIC possui 18 unidades na Capital, na Grande São Paulo, no litoral e no interior do estado, geralmente em regiões de grande vulnerabilidade social. Na capital são 8 unidades: CIC do Imigrante (Barra Funda), Leste (Itaim Paulista), Oeste (Jaraguá), Sul (Jardim São Luís), Norte (Jaçanã), Casa da Cidadania (Jabaquara), Feitiço da Vila (Valo Velho) e Grajaú. Na Grande São Paulo são 4 unidades: Guarulhos, Pirapora do Bom Jesus, Francisco Morato e Ferraz de Vasconcelos. No interior, o CIC possui unidades em Campinas, Juquiá, Jundiaí, Laranjal Paulista e Cajamar. Há, ainda, uma unidade no litoral, em São Vicente.

Governo do Estado de SP