CIC Campinas inaugura espaço das Promotoras Legais Populares

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) Campinas inaugurou na manhã desta quarta-feira (28) o espaço das Promotoras Legais Populares (PLPs) – Cida da Terra. O espaço está localizado na sede da unidade, na Rua Odete Therezinha Santucci Octaviano, nº 92, no bairro Vida Nova.

Foram disponibilizadas 2 salas para orientação, pontos de leitura, pesquisa, oficinas de artes, reuniões e palestras.

A nomenclatura “Promotoras Legais Populares” corresponde ao projeto de formação de mulheres que trabalham para o fortalecimento dos direitos da população e para o combate à discriminação e à opressão, por meio do conhecimento dos direitos e dos caminhos de acesso à justiça.

As promotoras legais populares podem prestar orientação, aconselhar e promover a função instrumental do direito no dia a dia das mulheres, com intervenções individuais ou coletivas.

A atuação das PLPs é pautada por ideais de justiça, democracia, dignidade e defesa dos direitos humanos das mulheres e do acesso à justiça e ampliação da cidadania, lutando pela equidade de gênero e por uma sociedade onde as mulheres sejam reconhecidas e respeitadas no que se refere ao seu valor humano, social, político e econômico.

Estiveram presentes na cerimônia o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, André Von Zuben; Reinaldo Dias (prefeitura de Campinas); Priscila Lamana Diniz (Defensoria Pública do Estado – Unidade Vila Mimosa) e Adriana Pisciteli (Centro de Estudo de Gênero da Unicamp)

O CIC

O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. Nas 17 unidades do CIC (Cajamar, Campinas, Casa da Cidadania, Feitiço da Vila, do Imigrante, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Grajaú, Guarulhos, Jundiaí, Leste, Norte, Oeste, Sul, Pirapora do Bom Jesus, Laranjal Paulista e São Vicente), localizadas preferencialmente em regiões de grande vulnerabilidade social, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, casamentos comunitários, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP, além de acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.

Secretaria da Justiça e Cidadania

Email: justica@justica.sp.gov.br