CIC apoia Semana Empreenda para venezuelanos e brasileiros na zona sul de São Paulo

O Centro de Integração da Cidadania (CIC), unidades Sul e do Imigrante, apoiou no sábado (31) a ação social “Dia Empreenda Cocaia Venezuela”, promovida pela Nova Empreenda, entidade voltada ao fortalecimento do empreendedorismo e capacitação profissional.

Mais de 1.380 pessoas, entre brasileiros e venezuelanos, foram atendidos durante o evento, realizado das 10h às 16h, na Rua Santo Antônio de Ossela, 763, no Parque Cocaia, extremo sul da capital.

A iniciativa ofereceu serviços de variados setores, como orientação jurídica, psicológica e de saúde.

Na área da saúde, foram realizados exame de vista, aferição de pressão arterial e aplicação de vacinas.

Na área da beleza, corte de cabelo e limpeza de pele.

O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) efetuou emissão de carteira de trabalho e encaminhamento para vagas de emprego.

A Agência São Paulo de Desenvolvimento também esteve no evento e prestou orientação sobre as vantagens de se tornar um empreendedor.

Ainda foram ministradas palestras para imigrantes e refugiados, viabilizando informações e recursos com objetivo de contribuir com a integração efetiva dos estrangeiros na sociedade.

Entre os temas abordados, “Mercado de trabalho para imigrantes, currículo e entrevista”, “Documentação, primeiros passos, orientação jurídica e trabalhista e abertura de empresa”, e “Programa Jovem Aprendiz para brasileiro, imigrante e refugiado”.

Os imigrantes e refugiados contaram com orientações do Projeto de Promoção dos Direitos de Migrantes (ProMigra).

Todos os serviços foram gratuitos.

CIC

O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. Nas 17 unidades do CIC (Cajamar, Campinas, Casa da Cidadania, Feitiço da Vila, do Imigrante, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Grajaú, Guarulhos, Jundiaí, Leste, Norte, Oeste, Sul, Pirapora do Bom Jesus, Laranjal Paulista e São Vicente), localizadas preferencialmente em regiões de grande vulnerabilidade social, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, casamentos comunitários, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP, além de acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.

 

Campanha – Imigrante, São Paulo te acolhe

A Secretaria da Justiça e Cidadania lançou em junho a campanha permanente Imigrante, São Paulo te Acolhe. Com mensagens nas redes sociais e em pontos estratégicos como metrô, rodoviárias e aeroportos, a campanha permanente apresenta os serviços disponíveis na Secretaria para atendimento aos migrantes, refugiados e imigrantes, além de alertar sobre a xenofobia.

 

 

Governo do Estado de SP