Centro de Integração da Cidadania doa 4 mil máscaras e kits de higiene à população da zona Oeste

Para celebrar o Dia das Mães, que será comemorado no próximo domingo, 10 de maio, o Centro de Integração da Cidadania (CIC) Oeste participou na manhã desta quarta-feira (6) do Projeto “Máscaras Solidárias – A Saúde Une Todos” que distribuirá 4 mil máscaras, 1 mil frascos de álcool em gel e 500 kits de higiene bucal à população da comunidade que vive próxima da unidade localizada na Estrada de Taipas, 990, no Jaraguá, zona noroeste da capital. Na ocasião, máscaras e kits foram entregues simbolicamente para dez mães que receberam o carinho e a proteção em nome de todas as mães do Estado de São Paulo.

O projeto foi idealizado voluntariamente pela médica, ginecologista, obstetra e sanitarista, Dra. Albertina Duarte Takiuti, coordenadora do Programa da Saúde do Adolescente da Secretaria de Saúde e coordenadora do Programa de Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. A ação contou com a parceria do Carrefour, da Companhia Nacional de Álcool (CNA), por meio da Coperalcool, do alfaiate Alexandre Mendonça, da Colgate, de costureiras e da Associação Doutores da Amazônia.

“Distribuir as máscaras junto com ações educativas para que todos se previnam é um ato de solidariedade e prevenção para que as pessoas não precisem estar em postos de atendimento ou em UTIs e, fundamentalmente, não morrer. Esse é um momento de toda a sociedade se tornar mãe: mãe de uma Terra nova, com solidariedade”, afirmou Albertina Duarte Takiuti.

A coordenadora do CIC Oeste, Edilaine de Oliveira Daniel, agradeceu às mães que receberam os kits e falou da importância de levar auxílio e informação para a população. “Temos ido às comunidades para entregar cestas básicas e sabemos da necessidade de máscaras e álcool em gel. São materiais que os moradores não têm muito acesso, o que dificulta o cuidado com a saúde. As doações vieram em ótima hora”.

O “Máscaras Solidárias – A Saúde Une Todos” aproxima uma grande rede de solidariedade para a confecção e distribuição gratuita de máscaras de tecido estampadas com frases transformadoras que pretendem representar a voz da população diante da pandemia do novo coronavírus.

Verena, mãe de 3 filhos, contou que ela e o esposo estão desempregados e vivem de “bicos” e da aposentadoria da mãe, de 72 anos. “É duro ver o filho precisar de algo e não ter recursos, mas graças a Deus tenho recebido doações aqui no CIC”, agradeceu. “E, no meio de tudo isso, eu vou poder passar ao lado da minha mãe. Quem não quer dar um abraço apertado na mãe? Eu evito ficar tocando, mas é difícil amar sem poder abraçar”, refletiu.

Leandra, também está cumprindo a quarentena ao lado dos seus três filhos e mandou um recado para a mãe Vera, de 62 anos, que mora em Salvador. “Mae, saudade de sentir o cheiro. Tudo vai passar e vamos estar juntas.”

As máscaras confeccionadas são certificadas pela área médica, feitas em tecido duplo e estampam frases como “estamos aqui por você”, “minha proteção é a sua proteção” e “a solidariedade salva vidas”.

A ação foi realizada obedecendo às regras de distanciamento entre uma pessoa e outra, bem como ao uso de máscara, obrigatório no Estado de São Paulo. Lembrando que será obrigatório o uso de máscaras em todo o estado de São Paulo de hoje, quinta-feira (7). A medida será válida para as pessoas que andarem nas ruas e demais locais públicos. O uso de máscaras no transporte público já é obrigatório desde o dia 4 de maio.