Casa da Juventude em Guapiaçu será inaugurada na segunda (26)

Espaços fomentam o empreendedorismo, qualificação profissional e economia criativa aos jovens nos municípios paulistas

Na próxima segunda-feira (26/2), a partir das 17h, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) e da Coordenadoria de Políticas para Juventude (CPJ), e a prefeitura de Guapiaçu promovem a cerimônia de inauguração da Casa da Juventude “Ricardo Alexandre Franchetti”, no bairro Residencial Leonor I.

O evento terá a presença do secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto; do coordenador estadual de Políticas para Juventude, Juliano Borges; do prefeito de Guapiaçu, Jean Vetorasso; da secretária municipal da Cultura, Érica Pereira, entre outras autoridades do município. O investimento total foi de R$ 859,8 mil, sendo R$ 790 mil destinados pelo Governo de São Paulo e R$ 69,8 mil de contrapartida da prefeitura.

O novo espaço terá área de coworking, para que os jovens possam desenvolver projetos empresariais. Para fortalecer o espírito empreendedor, serão oferecidos workshops voltados ao empreendedorismo, tecnologia e inteligência artificial, proporcionando conhecimentos relevantes para o mercado atual

Com o objetivo de capacitar os jovens para o mercado de trabalho, a prefeitura de Guapiaçu promoverá ainda cursos profissionalizantes, visando o desenvolvimento de habilidades práticas e a preparação para oportunidades profissionais. Além disso, serão oferecidas oficinas culturais, como capoeira, ballet, hip hop, violão, violino, artesanato, zumba e jiu-jítsu.

Casa da Juventude

A Casa da Juventude é um projeto de incentivo ao empreendedorismo, a qualificação profissional e a economia criativa, para que as cidades possam oferecer cursos e atendimento ao público entre 15 e 29 anos. Em 2023, a Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) entregou seis casas da juventude no estado de São Paulo: Cabreúva, Saltinho, Itatiba, Ilha Comprida, Piquete e Salto de Pirapora. Já neste ano, foram entregues os espaços nos municípios de Boituva e Jales.

Serviço: Inauguração Casa da Juventude de Guapiaçu

Data: 26 de fevereiro