Campanha – Secretaria da Justiça lança nesta quarta-feira campanha contra intolerância religiosa

A intolerância religiosa é crime e para alertar a população sobre essa conduta o governo paulista, via Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), lança nesta quarta-feira, 27, às 10h, a campanha Respeitar o Próximo é Cultivar a Paz. “Situações que envolvam preconceito religioso precisam ser superadas. O Brasil é o país com o maior sincretismo religioso do mundo. Essa fusão está relacionada às questões históricas, processo de colonização e formação do povo”, lembrou o secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti. 

A campanha também divulgará o Fórum Inter-Religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença da Secretaria da Justiça e Cidadania. O espaço foi criado para implantar políticas de enfrentamento e combate à intolerância religiosa e para estabelecer um canal de diálogo entre as religiões. O Fórum, implantado via Lei nº 14.947/2013, tem 101 representantes de 30 segmentos religiosos.

“Recebemos dezenas de denúncias que envolvem desde agressões verbais e físicas até depredações e incêndios de terreiros de religiões de matriz africana. A vítima é orientada a contatar o Ministério Público e a Polícia Civil para ser resguardada do seu direito de liberdade religiosa”, afirmou a presidente do Comitê Gestor e secretária-geral do Fórum, Vania Maria da Silva Soares.

A campanha que trata da intolerância religiosa é permanente. As denúncias podem ser feitas no e-mail do Fórum denunciaintoleranciareligiosa@justica.sp.gov.br ou no telefone: (11) 3291-2624.

A campanha contará com materiais virtuais que fazem alusão ao tema. Eles serão divulgados no site e nas mídias sociais da SJC e da Fundação Casa. As peças serão replicadas nos canais de comunicação virtual do Tribunal de Justiça de São Paulo, do Ministério Público Estadual e da OAB-SP. A TV Minuto do Metrô de São Paulo e o painel do Itaú na Marginal Pinheiros na capital paulista também retransmitirão o conteúdo. 

Programação

A partir das 10h, no auditório Espaço da Cidadania André Franco Montoro na SJC, o pós-doutor em educação pela PUC-SP Ronilson de Souza Luiz proferirá a palestra Intolerância Religiosa: Pare, Olhe, Escute. Na sequência, o filósofo Luiz Carlos Garcia Vieira apresentará a palestra O Gene da Tolerância como Imunidade de Vida.

 

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania
Email: justica@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612

Governo do Estado de SP