Alesp premia trabalho do Fórum Inter-Religioso, da Secretaria da Justiça e Cidadania

Secretária-geral, Vânia Soares, foi homenageada com Prêmio Beth Lobo

O Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença, da Secretaria da Justiça e Cidadania, participou, na sexta-feira (10/03), da entrega do “6º Prêmio Beth Lobo de Direitos Humanos da Mulher”, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Na ocasião, uma das homenageadas foi a secretária-geral do Fórum, professora Vânia Soares, pelo trabalho desenvolvido em direitos humanos na Secretaria e pela luta contra a intolerância religiosa, desde 2016.

O nome da professora para receber o prêmio foi indicado pela deputada estadual Damaris Moura e aceito por unanimidade. Vânia destacou a luta da socióloga Beth Lobo em defesa dos direitos da mulher, em especial nas questões das diferenças entre homens e mulheres nas questões trabalhistas. “Ela deixou um enorme legado e é uma grande honra receber esse prêmio”, afirmou.

A professora ressaltou, ainda, a importância do Fórum Inter-religioso na atuação junto das mulheres vítimas de violência religiosa. “As mulheres e mesmo meninas sofrem preconceito por sua opção religiosa na sociedade e até dentro de casa, e nós precisamos mudar essa situação com uma cultura pela paz, pela tolerância e pelo respeito.”

 

Sobre o Fórum Inter-Religioso
O Estado de São Paulo é pioneiro, no País, no estabelecimento de garantias contra a intolerância religiosa. Um dos primeiros passos nesse sentido foi a formação do Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença, pela Secretaria da Justiça e Cidadania. Instituído em 2006, ele ganhou caráter permanente a partir de 2013, por meio da Lei nº 14.947. Em 2016, os membros do Fórum tomaram posse.
O Fórum Inter-religioso reúne 100 membros e tem por missão promover, no âmbito estadual, a implementação de políticas de enfrentamento e combate à intolerância religiosa e a difusão da cultura de paz. Estão representados 27 segmentos religiosos, além de instituições como a Ordem dos Advogados do Brasil, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Procuradoria-Geral do Estado, Defensoria Pública e ONGs.

Governo do Estado de SP