Lins realiza “1º Fórum Regional de Promoção da Igualdade Racial: caminhos para uma educação antirracista”

No último sábado (25/11), na Câmara Municipal de Lins, interior de São Paulo, ocorreu o 1º Fórum Regional de Promoção da Igualdade Racial “Caminhos para uma educação antirracista”, promovido pela Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenadoria de Políticas para a População Negra (CPPN) e do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN/SP), e contou com o apoio dos Conselhos Municipais de Bariri, Bauru e Lins, além do “Coletivo Ubuntu” de Cafelândia.

“Hoje encerramos nossas ações do “Mês da Consciência Negra” pelo interior do estado, aqui em Lins. É muito gratificante poder fomentar a criação de Conselhos Municipais de Promoção da Igualdade Racial, que possibilitarão à comunidade negra paulista, que ainda é estigmatizada e excluída do convívio social e de acesso á direitos”, ressaltou o coordenador de Políticas para a População Negra da Secretaria da Justiça e Cidadania, Robson Ferreira, durante palestra no 1º Fórum Regional.

Robson também abordou as ações desenvolvidas pela Pasta e a conclusão do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial: “O Plano era demanda de mais de 20 anos da Comunidade Negra. É uma construção de políticas e de ações concretas não só de combate à discriminação, mas também de inclusão do Povo Preto, dos Quilombolas, na área social, na educação e no campo econômico”, conclui.

A iniciativa teve como objetivos principais fortalecer a criação de CMPIRs, promover a troca de experiências entre as gestões municipais e o governo estadual, de forma a contribuir com o fortalecimento institucional e promover o enfrentamento e a prevenção ao racismo institucional e estrutural.

Participaram do evento o vice-prefeito de Lins, Dr. André Luiz Previato Kodjaoglanian; o Promotor Público Thiago Gardin; a Vereadora por Tupã, Cristina Vicente dos Reis Fernandes; o Secretário de Cultura de Cafelândia, João Mendes; Mãe Cida de Yemenjá; a Secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Iêda Leal (por meio de vídeoconferência), pesquisadores, conselheiros municipais, escritores, artistas, empreendedores, universitários, representantes de órgãos públicos e da Sociedade Civil.

Governo do Estado de SP