Secretaria da Justiça discute rodas de conversas para quilombolas

Na terça-feira, 28 de janeiro de 2020, a Coordenação de Políticas para a Mulher e a Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena, da Secretaria de Justiça e Cidadania, receberam a visita dos técnicos da Fundação Itesp e as assessoras da deputada Marina Helou para discutir a realização de rodas de conversa em assentamentos e comunidades quilombolas sobre questões de gênero e discriminação racial.

O objetivo do projeto é conscientizar as mulheres assentadas e quilombolas sobre a existência dos ciclos da violência, principalmente a doméstica, orientar sobre formas de prevenção, direitos e canais de denúncias, além de descontruir o processo de desigualdade de gênero.

A roda de conversa é uma importante ação da Coordenação de Políticas para a Mulher. É metodologia que consiste na criação de espaços de diálogo, em que mulheres e meninas possam se expressar e escutar relatos de pessoas que passam pelos mesmos dramas.

A Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena atua com os quilombolas do Vale do Ribeira, que abriga o maior número dessas comunidades no Estado, para viabilizar à essa população o acesso a direitos, ao mercado de trabalho, e a realização de atividades voltadas à cultura tradicional.

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e Cidadania
Email: justica@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612

 

 

 

 

 

Governo do Estado de SP