Conselho da Comunidade Nordestina entrega Medalha Luiz Gonzaga a 20 personalidades
O Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Nordestina (COPANE) entregou, na sexta-feira (2), a Medalha Luiz Gonzaga a 20 personalidades que se destacaram na luta pelos direitos dos nordestinos. A solenidade aconteceu no Auditório do Espaço da Cidadania “André Franco Montoro”, com a presença do secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, encerrando o primeiro dia de comemorações da Pasta ao Dia do Nordestino em São Paulo, fixado por lei estadual em 2 de agosto.
A honraria, oficializada por meio do Decreto nº 58.259/2012, foi batizada com o nome do cantor e compositor Luiz Gonzaga, conhecido como o Rei do Baião, um dos ícones da cultura nordestina. A medalha distingue personalidades civis e militares, instituições públicas e privadas que se destacam na luta pelos direitos dos nordestinos. Os laureados são escolhidos por meio de indicações dos conselheiros, cujos nomes são analisados pelo Conselho de Medalhas, constituído por cinco conselheiros do COPANE.

Foram homenageados Bruno Covas, prefeito de São Paulo, representado pelo Chefe de Gabinete Vitor Sampaio; Paulo Dimas Mascaretti, secretário da Justiça; Aline Cardoso, empresária e mobilizadora social; Carlos Eduardo Roberto , ex-presidente do COPANE, autor da proposta de realização do primeiro censo nordestino do estado e idealizador da Medalha Luiz Gonzaga; Irlas Bezerra, ex-presidente do COPANE e criadora do projeto Valorização de Origem; Edmilson Mendes, fundador da Associação Folclórica Reisado Sergipano e Bumba Meu Boi de Guarujá; Jó Gomes de Oliveira, vice-presidente do COPANE; Selma Regina da Silva Araújo, fundadora e presidente do Centro Cultural de Tradições Nordestinas do Norte e Nordeste, Sorocaba e Região; Gustavo Henric Costa (Guti), prefeito de Guarulhos; Robson Damião da Silva , fundador do Instituto Social Abraço é Vida-ISAV; Carlos Roberto de Freitas, presidente da Associação dos Nordestinos do Estado de São Paulo; Josefa Adecilda Silva de Araújo (Sílvia Design), empresária; Marta Costa, deputada estadual; Eduardo Tuma, vereador presidente da Câmara Municipal; Gilberto Natalini, vereador e médico, Joice Hasselmann, deputada federal, e o governador do Amazonas, Wilson Miranda Lima, representado pela chefe de Gabinete Valéria Leite.
Também foram agraciados o Governador João Doria; a primeira-dama do País, Michele de Paula Firmino Reinaldo Bolsonaro; e o governador do Piauí, José Wellington Barroso de Araújo Dias, que receberão a medalha oportunamente.
No evento também foi entregue o Diploma “Guardião de Hábitos e Costumes” a Nerivan Silva, Arnaldo Branco Filho, Rosymeire de Souza Leite Rodrigues, José Soares de Oliveira, Josué Evangelista, Maria José Franco, Eder Pereira e Silva, Alberto Sabino e Thaís Margarido Alencar.
“Esse é um dia especial para a Secretaria da Justiça e Cidadania porque na data que marca 30 anos da morte de Luiz Gonzaga, o rei do Baião e um ícone da cultura nordestina, podemos homenagear o povo nordestino”, afirmou o secretário da Justiça, Paulo Dimas Mascaretti. “Nós, paulistas, temos de reverenciar nossos irmãos do Nordeste que vieram para São Paulo em busca de uma vida melhor e merecem nosso respeito por tudo o que fizeram e fazem pelo nosso estado”, complementou.

A presidente do COPANE, Francis Bezerra, destacou que “a Secretaria da Justiça demostra respeito aos imigrantes nordestinos. “São Paulo é cidade com maior número de nordestinos fora do Nordeste”, lembrou.

“Os nordestinos deixaram aqui uma marca do bem”, observou o vereador Gilberto Natalino, um dos homenageados e representante da Câmara Municipal de São Paulo na cerimônia. “Com muito trabalho, ocuparam seu espaço e venceram”, afirmou.
Outro homenageado, o prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Guti Costa, lembrou que aquele município da Grande São Paulo tem cerca de 400 mil nordestinos ou filhos de nordestinos e destacou obras importantes para as quais a mão-de-obra nordestina foi marcante: as construções da Via Dutra e do Aeroporto Internacional de Cumbica.
O chefe de Gabinete da Prefeitura de São Paulo, Vitor Sampaio, que representou o prefeito Bruno Costa, disse que a capital é uma cidade construída com a ajuda dos nordestinos.
Prestigiaram a cerimônia a presidente da Associação dos Nordestinos do Estado de São Paulo, Thais Bezerra Peralta; a coordenadora geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania, da Secretaria da Justiça, Deborah Malheiros; conselheiros do COPANE e outras autoridades.

A cerimônia encerrou a sexta-feira de comemoração ao Dia do Nordestino, que contou com várias atividades (leia aqui)
As comemorações continuam durante o mês. Nos dias 10 e 11 de agosto, quem for ao Parque da Água Branca conferirá uma feira com comida, produtos e artesanatos nordestinos. Ela funcionará das 10h às 19h.
Conselho Estadual
O Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Nordestina (COPANE), vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, articula, propõe e monitora as políticas públicas que visam a garantir a defesa dos direitos da comunidade nordestina em São Paulo.
Também promove ações para eliminar qualquer forma de discriminação. O COPANE foi instituído por meio da Lei Estadual nº 12.061/2005 e do Decreto Estadual nº 50.587/2006.
O Conselho é composto por 16 membros, sendo oito representantes do poder público e oito da sociedade civil.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania
Email: justica@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612