Imesc participa pela primeira vez no Prêmio Innovare 2020

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc) participa pela primeira vez do Prêmio Innovare, que neste ano completa 17 edições. O Prêmio Innovare tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.  As inscrições dos projetos encerraram em maio.  

O Imesc concorrerá com o projeto: “Facilitação do Acesso à Justiça pela Universalização da Coleta de Material Biológico para Exames de DNA“. Em 2019, o Imesc e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) firmaram convênio para implantar um modelo de rotina simplificado que visa a coletar material biológico para perícias de investigação de vínculo genético (exames de DNA).

Os exames são usados em mediações pré-processuais nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs). A coleta do material ocorre nessas unidades, nos termos da Resolução CNJ nº 125/2010. Em seguida, o TJ-SP remete o material ao  Imesc para elaboração dos laudos. Posteriormente, é marcada uma sessão de mediação no Cejusc onde as partes são informadas sobre o resultado da perícia, o que facilita o reconhecimento de vínculo genético e a pacificação familiar por meio de acordo, resguardando assim direitos e garantias fundamentais dos cidadãos com maior celeridade.

Com informações: Imesc

Governo do Estado de SP