Cidadania em Movimento presta 4.200 atendimentos em Mogi das Cruzes

A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC), levou no sábado (14) a ação Cidadania em Movimento ao munícipio de Mogi das Cruzes.

Durante o evento foram prestados mais de 4.200 atendimentos, além da distribuição de aproximadamente 2800 materiais informativos e pipoca.

O evento, promovido em parceria com a prefeitura de Mogi das Cruzes, foi realizado, das 10h às 16h, no Centro Integrado de Cidadania localizado na Alameda Santo Ângelo, 688, no bairro Jundiapeba, em Mogi das Cruzes.

A iniciativa teve como objetivo promover atividades e serviços gratuitos que possibilitam melhoria na qualidade de vida da comunidade local e estimulam a integração e inclusão social.

A ação reuniu atividades do CIC, do Instituto de Medicina Social e Criminologia (Imesc), da Fundação Procon e do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM), todos vinculados à Secretaria da Justiça e Cidadania.

Entre os serviços mais solicitados estão a medição de peso e altura, procurada por 592 pessoas; o teste de glicemia, realizado em 310 pessoas; e a aferição de pressão arterial, procurada por 261 usuários.

Também foram oferecidos emissão de documentos, como 2ª via de Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito (78); e inscrição, alteração e regularização de CPF (170).

Ruth Lucena, de 38 anos, chegou bem cedo para aproveitar o dia. “Fiz cartão do SUS, biometria, teste de glicemia, “medi” a pressão, fiz acupuntura, e vou participar de mais coisas. Vou fazer tudo em um lugar só. Estou adorando”, celebrou.

A microempreendedora Suely Gomes dos Santos, de 37 anos, concordou com a vizinha. “Pedi a segunda via da Certidão de Nascimento do meu filho, fiz biometria e passei pelo atendimento do Banco do Povo. A segunda via da Certidão é cara, o custo do Cartório é alto. Só essa economia já valeu”, calculou.

Aparecida Cristina da Silva, de 32 anos, foi ao Cidadania em Movimento para solicitar segunda via da Certidão de Nascimento do filho, mas participou de outras atividades. “Foi muito bom ter vindo. Descobri serviços que eu nem sabia que existiam”, contou.

Já a moradora do bairro Marinete Jorge da Silva, 67 anos, fez o exame de vista, teste de diabetes e massagem. Marinete disse que o dia estava tão bom que “se sentia no céu”.

O mesmo aconteceu com Inácia Maria, de 58 anos, que passou pelos serviços de beleza e maquiagem. “Meu dia foi maravilhoso. Essa maquiagem levantou o meu astral. Vou arrumar alguma festa para ir hoje”, disse, ao se admirar no espelho.

Os munícipes ainda puderam solicitar emissão de Título de Eleitor (primeiro título, 2ª Via, transferência, revisão de dados ou regularização da situação eleitoral.

Também emitiram primeira e segunda via de Carteira de Trabalho (11). Além disso, houve cadastro para vagas de emprego (61), por meio da Emprega Mogi, responsável pela intermediação de mão de obra pelo Sistema Nacional do Emprego.

Os Serviços Municipais de Águas e Esgoto (SEMAE) estiveram presentes para orientar os munícipes sobre conta de água, esgoto e IPTU, além da emissão de segundas vias (19).

Já o Procon prestou orientações sobre defesa do consumidor, endividamento e consumo responsável, entre outros temas.

O IPEM também participou com distribuição 592 de cartilhas sobre defesa do consumidor e de orientação aos comerciantes. Disponibilizou, ainda, balança para aferição de peso e altura e de índice de massa corporal (IMC) de 592 pessoas.

Os munícipes contaram com orientação sobre formalização e regularização de Microempreendedor Individual (MEI) e acesso à microcrédito pelo Banco do Povo Paulista.

Na área da saúde, foram oferecidos orientação odontológica (200), acupuntura (220) e exame de vista (269). Também orientação sobre violência da mulher (30), sobre o Programa Bolsa Família (30) e inscrição de cursos gratuitos de idiomas (70).

Também foram disponibilizados, por meio do Imesc, equipe para a realização de exame de paternidade. Onze pessoas procuraram pelo serviço.

Houve, ainda, serviços relacionados à beleza e ao lazer, como corte de cabelo e esmaltação (162), maquiagem (80), limpeza de pele (80), design de sobrancelhas; além de atividades recreativas com a participação de 400 crianças; brinquedos inclusivos e aula experimental de defesa pessoal para mulher, com a modalidade Aikido.

previous arrownext arrow

Secretaria da Justiça e Cidadania