Toledo César entrega prêmios durante Mostra Internacional do Cinema Negro

O secretário estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo César, representou o governador Geraldo Alckmin na noite de quarta-feira (20/05) durante a inauguração da 11ª Mostra Internacional de Cinema Negro, no Memorial da América Latina.

Os filmes foram selecionados a partir do acervo do Instituto Francês, em parceria com o Consulado da França, em São Paulo, que possui um catálogo de 1.100 filmes de países africanos e mais de 700 títulos de livre exibição.

Secretario entrega prêmio ao jornalista José Maria Lopes  O secretário Toledo César e Else Vieira

O grande homenageado da noite foi o jornalista José Maria Pereira Lopes, coordenador do Acervo da Fundação Padre Anchieta. Coube ao secretário entregar a ele o prêmio Ofó de Xango, estatueta concebida pelo artista plástico Emanoel Araujo.

O jornalista recuperou filmes dos anos 20, do século passado, que quase se perderam. Um documentário exibido na ocasião mostrou algumas das cenas que foram recuperadas, entre elas, uma partida de futebol amistoso, entre Corinthians e Bologna, da Itália, filmada em 1929. Há ainda cenas registrando o enterro do ex-presidente da República, Washington Luiz, da inauguração do Parque da Agua Branca, em São Paulo (1929), de imagens do Rio de Janeiro e do Guarujá (SP), em 1927.

O nome Corintians, se escrevia na época sem o “h”, e a partida, aconteceu no Palestra Itália, estádio do time do mesmo nome, atual Palmeiras, no complexo esportivo denominado de Parque Antártica. O placar foi de 4 a 1, em favor do time paulista.

O curador da mostra cinematográfica, o professor doutor Celso Prudente, definiu o cinema negro como “o cinema que atende a todos os vulneráveis”. Para ele, “o cinema negro é a mostra de imagem de função positiva. É o cinema também do homossexual, da mulher, de todas as minorias, de todas as forças que se revelam vulneráveis”.

Publico da mostra assiste apresentação  O secretário representou o governador Geraldo Alckmin

Outras personalidades foram homenageadas. Coube ao secretário Toledo César entregar mais outro prêmio para Else Vieira, professora do Queens Mary University London, especialista em cinema e literatura brasileira, que prometeu levar a experiência da mostra para Londres. Antes, de ir ao evento, o secretário disse que recebeu um telefonema do governador Geraldo Alckmin, lamentando não poder comparecer, mas pedindo para que o representante transmitisse todo o seu apreço pela comunidade negra. A responsável pela Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena, Elisa Lucas Rodrigues, também participou da sessão solene de abertura da mostra.

A programação da noite contou ainda com apresentações de dança, música e teatro. A data e horário dos filmes  da Mostra Internacional do Cinema Negro ainda será divulgada pelo Memorial. Informações pelo site www.memorial.org.br

 

 

 

 

Silvano Tarantelli
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Coordenador de Comunicação
Tel.: (11) 3291-2697/ (11) 97497-3536

Governo do Estado de SP