TJ instala 5ª Vara Cível e Unidade de Processamento Judicial em Suzano
Na manhã desta quinta-feira (18), o Tribunal de Justiça de São Paulo instalou a 5ª Vara Cível de Suzano e a Unidade de Processamento Judicial (UPJ), com o propósito de unificar os ofícios das cinco varas cíveis da comarca. A solenidade foi conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia. Durante a cerimônia, o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, esteve presente representando o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
A comarca tem cerca de 134 mil processos em andamento, sendo que 29,4 mil são de competência cível, como, por exemplo, causas relacionadas a direito do consumidor, danos morais, inventários, cobranças, direito de família, entre outras.
Para o juiz da nova unidade, Paulo Roberto Dallan, “a instalação representa um ganho para a população e permitirá a capacidade do Judiciário no atendimento das demandas, com a destinação de recursos humanos e organizacionais necessários para melhor atendimento ao jurisdicionado”.
Representando o governador de São Paulo, Fábio Prieto comentou sobre a conquista dessas instalações em Suzano. “Sabemos que convencer um órgão da justiça e seus representantes não é algo simples, e isso aqui foi um trabalho da comunidade que merece ser comemorado. Por isso, desejo boa sorte ao juiz que vai assumir a nova vaga. Torço para que seja feliz em sua nova função e preste o excelente serviço que o Tribunal de Justiça tradicionalmente presta à população de São Paulo”, ressaltou.
“Nada é feito sem que haja efetivo interesse público”, destacou o presidente do TJSP na conclusão da cerimônia. “Os méritos dessa instalação cabem aos magistrados e administradores de Suzano, e ao presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, André do Prado. É uma alegria o Tribunal poder prestar a jurisdição da melhor maneira possível. Se os requisitos mínimos para uma nova UPJ forem preenchidos, e se esse parecer vier favorável à presidência e haja a oportunidade e conveniência, certamente faremos esta nova unidade”.
O modelo das UPJs, conhecido como “Cartório do Futuro”, adequa as unidades judiciais à realidade resultante da implantação do processo digital. As varas atreladas à UPJ permanecem independentes e os gabinetes dos juízes recebem reforço no quadro funcional, com equipe que auxilia os magistrados nos atos decisórios. Estudos mostram que o modelo gera aumento de produtividade de 60% em comparação ao formato tradicional das unidades.
Participaram também do evento o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi; o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), deputado André do Prado; o presidente da OAB Suzano, Dr. Fabrício Ciconi Tsutsui; o diretor do Fórum de Suzano e corregedor da nova UPJ, juiz Paulo Eduardo de Almeida Chaves Marsiglia; a promotora de justiça do Ministério Público de Suzano, Fernanda Aliperti Coelho Prado Neubern, e demais autoridades.