SJC promove capacitação sobre protagonismo negro nas políticas públicas

Para aperfeiçoar os serviços prestados à população, a Coordenadoria Geral de Direitos Humanos (CGDH), da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), promove a 4ª edição do Papo Reto Reto – O Protagonismo Negro nas Políticas Públicas de Direitos Humanos no Estado de São Paulo.

Em referência ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a capacitação será on-line, na sexta-feira (08/11), das 10h às 12h, pela plataforma Microsoft Teams https://bit.ly/3NXYKMq. Interessados devem se inscrever pelo link Microsoft Forms https://forms.office.com/r/nMT3KMkV2C.

A atividade é destinada a servidores da administração pública direta e indireta do Estado de São Paulo, além de profissionais das áreas de educação, saúde, segurança pública e outras, que atuam na defesa dos direitos humanos. Estudantes e público em geral também estão convidados a participar.

De acordo com a coordenadora da CGDH, Maísa Costa, a atividade contribui para a capacitação contínua dos profissionais e para a melhoria dos serviços prestados à população.

“O objetivo é abrir espaço para o diálogo e reflexões sobre a importância da elaboração e execução de políticas públicas antirracistas. Além disso, reforçar o compromisso da SJC com a promoção e proteção dos direitos humanos”, explica Maísa, que será a mediadora do encontro.

A 4ª edição do Papo Reto contará com a participação de dois convidados:

Lígia de Souza Cerqueira – Advogada criminalista, é pesquisadora assistente no Centro de Pesquisa Aplicada em Direito e Justiça Racial da Fundação Getúlio Vargas. Trabalha em um projeto da Universidade Federal de São Paulo voltado à escuta de mães e familiares de vítimas da violência. É pós-graduada em Direitos Humanos pela Universidade Católica Portuguesa, formada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e integra a Frente Ampla Democrática pelos Direitos Humanos (FADDH). Lígia é também membro do Conselho do Núcleo Memória e do Conselho Jurídico da Deputada Leci Brandão (ALESP).

Júlio Evangelista Santos Junior (Júlio Tumbi Are) – Escritor, professor, sambista e poeta, Júlio coordena o Projeto Educafro Regional Baixada Santista Núcleo Valongo. É membro do Movimento Negro Unificado (MNU SP) – Seção Baixada Santista, mestrando em Serviço Social com ênfase em Políticas Sociais, cientista social, graduando em Pedagogia, advogado e servidor público. Também preside a Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra da OAB Santos e coordena a Câmara Temática de Direitos Humanos do Condesb.

 

Governo do Estado de SP