SJC promove capacitação em Direitos Humanos para servidores
Objetivo é incentivar pensamentos e comportamentos para uma cultura de respeito e tolerância
A Secretaria da Justiça e Cidadania vai oferecer cursos de capacitação aos seus servidores, relacionados aos temas abordados por suas coordenações, como Direitos Humanos, Políticas para a População Negra, Políticas para a Diversidade Sexual, Cultura de Paz e Liberdade de Crença, entre outros, na sede da Pasta.
A abertura da programação será no dia 28/09, às 10 horas, com a presença do secretário-executivo, Raul Christiano. Em seguida, os coordenadores do Fórum Inter-Religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença, Vânia Soares, Políticas para a População Negra, Robson Ferreira, e de Políticas para a Diversidade Sexual, Rafael Calumby, farão uma prévia do que será abordado em seus respectivos cursos.
No dia seguinte, 29/09, às 14h30, terá início o primeiro da série, a “Capacitação em Direitos Humanos – Rumo a uma Sociedade Inclusiva”, da Coordenadoria Geral de Direitos Humanos (CGDH) da SJC. A coordenadora Maísa Costa vai falar sobre “Declaração Universal dos Direitos Humanos” (artigos 1 e 2), “Justiça e Cidadania”, “Como Construir a Cidadania”, além de discutir o tema “Liberdade em Rousseau: Nascemos livres, mas vivemos presos na sociedade?”.
O objetivo é promover, influenciar, compartilhar e consolidar pensamentos, costumes, atitudes e comportamentos que contribuam para uma cultura de respeito, liberdade, igualdade, justiça, solidariedade e tolerância. “A ideia é que esses valores fundamentais se tornem parte integrante do pensamento e do comportamento cotidiano das pessoas, tanto no ambiente de trabalho quanto fora dele. Precisamos dar o exemplo, incentivando a convivência harmônica e pacífica”, informou Maísa.
A CGDH fará também as oficinas “Círculo de Construção de Paz”, em 09/10, “Dança Circular”, em 11/10, e “Diálogos e Expressão Artística”, em 16/10. A programação das capacitações do Fórum Inter-Religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença, Políticas para a População Negra, de Políticas para a Diversidade Sexual e demais coordenações será informada posteriormente.