Servidores da Fundação Casa são sensibilizados sobre discriminação racial

O coordenador de Políticas para a População Negra (CPPN), da Secretaria da Justiça e Cidadania, Robson Ferreira, proferiu, na última terça-feira, 05/09, a palestra “Entendendo nosso papel como servidor e cidadão no enfrentamento ao racismo no âmbito do trabalho, mediante a Lei Estadual 14.187, de 19.07.2010”, para servidores da Divisão Regional Metropolitana Noroeste (DRMNO) da Fundação Casa.

O evento integra as ações da Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho,    organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes- Cipa

A assistente social da Fundação Casa, e representante da Cipa, Daniela Barreto Veloso, explicou que o enfrentamento ao racismo deve fazer parte da formação dos funcionários porque as pessoas precisam se conscientizar que, no ambiente do trabalho e na vida em sociedade, todos devem ser tratados com respeito. 

Durante a palestra, houve um amplo debate entre os participantes sobre racismo estrutural e institucional, intervenções pessoais reflexivas, e o questionamento da importância do letramento racial para um ambiente livre de qualquer forma de preconceito.

Além disso, foi apresentado o trabalho da CPPN no combate à discriminação, bem como as formas de conciliação de conflitos e as sanções administrativas, aplicadas por meio da Lei 14.187.

“Iniciativas como essa são essenciais para ampliar o conhecimento dos servidores a respeito das diversas facetas do racismo e a importância da prevenção, no ambiente de trabalho, da reprodução de falas preconceituosas que podem dar ensejo à discriminação racial”, afirmou Robson Ferreira, durante o evento.

 

Governo do Estado de SP