Secretário recebe Comitê Paulista pela Prevenção de Homicídios na Adolescência

Secretário Paulo Dimas, deputada Marina Helou e membros do Comitê.

O secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, recebeu na tarde desta terça-feira (16) a deputada estadual Marina Helou e representantes do Comitê Paulista pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, uma parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da Assembleia Legislativa e do Governo do Estado de São Paulo.

O Comitê, criado por iniciativa da parlamentar, será lançado oficialmente em setembro. Nasce com os objetivos de desenvolver diagnóstico sobre a questão da mortalidade de adolescentes por crimes violentos; de ser um espaço de reunião de ações coordenadas e intersetoriais para prevenir e reduzir a vulnerabilidade dos adolescentes ao homicídio, e de produzir material com recomendações para a construção de políticas públicas de redução de homicídios de adolescentes.

Segundo ressaltou a deputada Maria Helou ao secretário Paulo Dimas Mascaretti, a questão é grave, uma vez que o Brasil tem a sétima maior taxa de homicídios de jovens e adolescentes, segundo dados da UNICEF.  E, de acordo com o Atlas da Violência, os homicídios já representam 56% das mortes da juventude masculina no Brasil. O Comitê, conforme explicou a parlamentar, pretende atuar com base em três pilares – inteligência, território e voz – envolvendo várias secretarias de Estado, fundações, e outros órgãos.

Participaram da reunião a coordenadora do Comitê, Maria Carolina Schlittler; o assessor parlamentar João Rezende; e Danilo Moura, representante da UNICEF em São Paulo.

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e Cidadania

Email: justica@justica.sp.gov.br

Tel.: (11) 3291-2612

Governo do Estado de SP