Secretário é homenageado em Cotia por conselho de direitos humanos
Em cerimônia realizada na segunda-feira (17/08) na Casa da Advocacia e Cidadania da OAB de Cotia, o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo César e outras personalidades foram homenageadas pelo Conselho Ouvidor de Direitos Humanos – CODH, que abrange o município e a região.
A cerimônia, em homenagem aos 15 anos do CODH, foi prestigiada por advogados, vereadores e populares, incluindo familiares das vítimas da chacina ocorrida na quinta-feira anterior (13/08), em Osasco e Barueri.
O episódio foi qualificado de “uma tragédia que revoltou a todos”, pelo secretário da Justiça. Toledo César fez um relato dos programas na área de Direitos Humanos desenvolvidos pela Secretaria. Apesar do ocorrido, o secretário disse que o governador Geraldo Alckmin vem fazendo um trabalho sério de redução das ocorrências criminais no Estado.
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, José Renato Nalini, também estava presente à cerimônia. Momentos antes, ele foi agraciado com título de cidadão de Cotia.
Nalini proferiu palestra sobre a criação das audiências de custódia no Estado de São, que possibilita a apresentação do preso a um juiz em menos de 24 horas de sua detenção. Uma das contribuições, segundo o presidente do TJ, é diminuir a superlotação dos presídios por fixar penas alternativas, nos casos menos graves.
Luiz Carlos dos Santos, presidente do CODH e coordenador do Observatório Regional dos Direitos Humanos, falou sobre a chacina de Osasco e Barueri e pediu um minuto de silêncio em respeito às vítimas.
Entre outros homenageados, estavam os desembargadores Luiz Edmundo Marrey Uint e Antonio Carlos Malheiros, e o coronel PM Kenji Honish, diretor de Direitos Humanos da Polícia Militar de São Paulo, os dois últimos também palestrantes. A cerimônia foi presidida pelo presidente da OAB de Cotia, Carlos Alberto Prestes Miramondes e contou com a presença de Antonio Carlos de Camargo, prefeito de Cotia.
Silvano Tarantelli
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Coordenador de Comunicação
Tel.: (11) 3291-2697