Secretário da Justiça visita CIC do Imigrante durante distribuição de alimentos e kits de higiene

O secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, acompanhou nesta segunda-feira (30) uma ação social que distribuiu 500 kits de alimentação, 500 kits de higiene pessoal e guloseimas no Centro de Integração da Cidadania (CIC) do Imigrante, localizada na Rua Barra Funda, 1020, no bairro Santa Cecília.

A ação aconteceu entre às 9h e 15h seguindo todos os protocolos de preservação à saúde dos usuários e de distanciamento social. “Importante ato do Centro de Integração da Cidadania do Imigrante, programa da Secretaria da Justiça e Cidadania, de entrega dos kits de alimentação e de higiene aos imigrantes e refugiados que estão morando na cidade de São Paulo. É uma ação do Governo Estado para levar justiça e cidadania a eles”, destacou Fernando José da Costa.

Além dos kits de alimentos e de higienização, a população ainda contou com inúmeros serviços disponíveis no Polo de Documentação e Informação, entre eles: cadastro para vagas de emprego; cadastro de Carteira de Trabalho Digital; habilitação de Seguro Desemprego; solicitação e renovação do Protocolo de Refúgio; regularização migratória; elaboração de currículos; orientação de acesso à saúde e educação; tradução simples (francês para português); restabelecimento de laços familiares e orientação Jurídica.

O evento também disponibilizou um Polo de Saúde com orientação nutricional, avaliação postural, orientação sobre a prevenção ao COVID e sobre saúde do homem, além de medição de peso e altura.

A iniciativa foi realizada em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados e com apoio da Defensória Publica da União, I Know My Rigths, Universidade Nove de Julho, Cruz Vermelha, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Núcleo de Estudos sobre Migrações, Projeto Cerzindo e do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo.

CIC DO IMIGRANTE

Desde sua inauguração, em 2015, até outubro de 2020, o CIC do Imigrante realizou o total de 73.558 atendimentos, com destaque aos serviços do PAT e às atividades comunitárias. No período de janeiro a outubro de 2020, o CIC do Imigrante realizou 24.631 atendimentos. Destes, destacam-se os cursos/capacitações (4.259 atendimentos) e doações de produtos (16.408 atendimentos).

Por conta da pandemia, o CIC do Imigrante suspendeu os atendimentos presenciais no dia 23/03/2020, retomando parcialmente no dia 01/07/2020, com serviços essenciais como Defensoria Pública Estadual, Procon, Orientação Jurídica, Encontre Seu Pai Aqui, regularização migratória, serviços de Renda e Trabalho e do SISCONARE – Sistema do Comitê Nacional para os Refugiados.

Também realizou diversas ações, em parceria com o Comitê de Crise do Estado de São Paulo e entidades parceiras: distribuição de cestas básicas, roupas, vales alimentação, salgados, carnes congeladas, doces, máscaras, frascos de álcool gel; contemplando mais de 3.500 famílias de imigrantes de diferentes nacionalidades. No período anterior à quarentena, o CIC do Imigrante disponibilizava cursos e oficinas.

Governo do Estado de SP