Secretário da Justiça recebe sacerdote de Ifá

O secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, recebeu nesta quarta-feira (11) a visita do sacerdote de Ifá, Orisha da Araba Agbaye, e da comitiva da Nigéria que veio ao Brasil a convite do Centro Cultural Africano brasileiro.

“Aqui é um espaço para todo e qualquer cidadão, brasileiro ou estrangeiro, que busca acolhimento”, afirmou, ao destacar os ações desenvolvidas pela Pasta. 

Entre as iniciativas, está o Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença, formado por representantes de 28 segmentos religiosos. 

O secretário também falou do trabalho desenvolvido no Centro de Integração da Cidadania (CIC) voltado ao atendimentos de imigrantes e refugiados.

“O CIC do Imigrante oferece inúmeros serviços, como emissão de documentos, cursos profissionalizantes e de língua portuguesa para facilitar a adaptação dos estrangeiros”, explicou Mascaretti.

O sacerdote de Ifá, que já visitou países como a Venezuela, México, Itália, EUA, Reino Unido, Argentina, Paraguai, Uruguai e Cuba, disse ter como objetivo promover e propagar o culto a Orunmilá-Ifá.

“Minha visita ao Brasil se deve ao fato de que 54% da população é afrodescendente. Acredito que todos precisam conhecer sua origem e cultura. Busco a aproximação do continente africano com o Brasil. A África está aqui”, frisou o líder espiritual reconhecido como sacerdote de Ifá no mundo.

A cidade de Ilé Ife, considerada um local sagrado, é o berço da civilização Yorubá no Estado de Osun, no sudoeste da Nigéria. A sua população é estimada em 502 mil habitantes.

A palavra Yorubá designa um grupo étnico, uma sociedade, uma cultura, uma religião e um idioma. O significado de Ife na língua Yorubá é “amor”.

 

 

O CIC

Programa da Secretaria da Justiça que visa a promover o exercício da cidadania por meio da participação popular e garantir formas alternativas de Justiça, tendo como objetivos o acesso à Justiça, a prestação de serviços gratuitos, a articulação e o fortalecimento de redes e ações comunitárias, e a educação para cidadania e direitos humanos.

No mês de Junho, o CIC do Imigrante sediou o lançamento da Campanha Imigrante, SP te Acolhe, que divulga os serviços disponíveis para atendimento aos refugiados, migrantes e imigrantes e alerta sobre a xenofobia. Saiba mais aqui.

 

Fórum Inter-religioso

 

O grupo tem a missão de propor políticas públicas que respeitem as diferenças, incentivem a liberdade de expressão e estimulem a cidadania para a promoção da cultura de paz, além de combater a intolerância religiosa e buscar soluções para denúncias de violações de direitos. Saiba mais aqui.

Em março, a Secretaria da Justiça lançou a campanha “Respeitar o Próximo é Cultivar a Paz”, para divulgar o trabalho do Fórum e estimular denúncias sobre intolerância religiosa, o que pode ser feito pelo e-mail denunciaintoleranciareligiosa@justica.sp.gov.br ou por meio dos telefones (11) 3291-2624/2631.

 

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania
Email: justica@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612

Governo do Estado de SP