Secretário da Justiça recebe pauta dos trabalhadores rurais sem terra
O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo César, recebeu, nessa terça-feira (27/01), representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). “Reconhecemos a importância do movimento, por isso tomamos a iniciativa de buscar o diálogo e trabalhar em prol das propostas do grupo”, afirmou o secretário. A reunião foi a primeira do secretário da Justiça com representantes do movimento e inaugura um espaço de diálogo com o MST.
Membros da liderança nacional e estadual do MST, Gilmar Mauro, Delwek Matheus, Joaquim Modesto Silva e Adriana Depieri, falaram sobre a produção nos assentamentos, apresentaram demandas por terras e pediram apoio da Secretaria da Justiça para a implementação de novos projetos de agroecologia e de reflorestamento em todo o Estado. “Queremos mudar o paradigma de produção no campo”, comentou Gilmar Mauro.
Ao lado do diretor executivo da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Marco Pilla, e da chefe de gabinete da Secretaria da Justiça, Ivete Maria Ribeiro, o secretário comprometeu-se em interceder junto aos demais setores do Governo de São Paulo para dar encaminhamento às propostas apresentadas. “Temos a orientação expressa do governador Geraldo Alckmin em receber bem a pauta dos movimentos sociais e inovar. E isso é inovação”, ressaltou Aloísio César.
Os assessores da Fundação Itesp Marco Antonio Silva, Claudemir Peres e Ivaldo Sobral de Lona, também participaram da reunião. Órgão vinculado à Secretaria da Justiça, o Itesp é responsável pelo planejamento e execução das políticas agrária e fundiária do Estado de São Paulo, assim como o reconhecimento das comunidades quilombolas.
Anésia Mirabili
Assessora de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Governo do Estado de São Paulo
(11) 3291-2612