Secretário da Justiça recebe ‘Medalha Paulo Bomfim’ no TJSP

  

O Núcleo MMDC Tribunal de Justiça de São Paulo e a Sociedade Veteranos de 32 – MMDC entregaram nesta quinta-feira (29/09)) a “Medalha Paulo Bomfim – Príncipe dos Poetas” a diversas personalidades por seus méritos e serviços relevantes prestados a São Paulo e ao culto da Revolução Constitucionalista de 1932.

Entre os agraciados, o secretário de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa, recebeu a honraria das mãos do presidente do TJSP, o desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti.

Nascido em São Paulo aos 30 de setembro de 1926, Paulo Bomfim conviveu desde cedo com as artes, tendo sido o ambiente familiar em que viveu fundamental à descoberta de sua vocação. O pai, médico, era homem bastante culto e a mãe, além de tocar violão, também cantava.

Foi aluno da Academia de Direito do Largo S. Francisco, mas optou por não terminar o curso jurídico, a fim de se dedicar ao jornalismo.

Começou a carreira no Correio Paulistano, em 1945, e logo em seguida passou ao Diário de São Paulo, a convite de Assis Chateaubriand, onde assinou por uma década a coluna “Luz e sombra”. Em paralelo, escrevia “Notas Paulistas” para o jornal carioca Diário de Notícias.

Foi diretor de Relações Públicas da Fundação Cásper Líbero e produziu diversos programas para TV. Na Rádio Gazeta, apresentou os programas “Hora do Livro” e “Gazeta é Notícia”. Foi curador da Fundação Padre Anchieta e presidente do Conselho Estadual de Cultura de São Paulo.

Funcionário antigo do Tribunal de Justiça paulista, Paulo Bomfim começou auxiliando o juiz de menores  Aldo de Assis Dias. Ao longo dos anos, ocupou vários outros cargos: assessor especial da presidência, secretário de cerimonial, relações públicas e chefe de gabinete. Para o poeta, o TJ é sua verdadeira “família espiritual”: “Ir ao tribunal é ver minha gente”, diz ele.

Paulo Bomfim é o único homenageado no TJ/SP que, em vida, recebeu uma sala com o seu nome. Inaugurado em 2009, o “Espaço Cultural Poeta Paulo Bomfim” abriga o seu acervo pessoal (medalhas, livros, honrarias e cópia de seu retrato feito pela artista Anita Malfatti). Há, ainda, peças, utensílios e uniformes que pertenceram aos combatentes da Revolução Constitucionalista de 32.

A Medalha ‘Medalha Paulo Bomfim’ foi oficializada pelo decreto estadual nº 61.709, de 14 de dezembro de 2015.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(11) 3291.2612

Governo do Estado de SP