Secretário da Justiça prestigia posse da diretoria do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados

  

O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa, representou o governador Geraldo Alckmin na noite desta terça-feira (28/03) na cerimônia de eleição e posse dos membros da Diretoria Nacional e do Conselho Diretor do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA), para o Triênio 2018-2020, realizada no hotel Renaissance, no centro da Capital.

“Trago a mensagem de reconhecimento e de gratidão à advocacia de São Paulo, à OAB, a todas as suas formas de representações, associações, instituições pelo trabalho sempre em busca da convergência política para a superação das dificuldades”, afirmou o secretário.

“O governador Geraldo Alckmin reconhece na advocacia de São Paulo e do Brasil um braço absolutamente indissociável da grande missão ética de concretizarmos o tão sonhado estado democrático de direito, vertido a partir de princípios éticos, morais, de direito, das normas jurídicas consagradas na nossa Constituição da República”, prosseguiu.

“O fortalecimento da cidadania no Brasil passa pela efetiva valorização da advocacia, pelo efetivo reconhecimento da indispensabilidade do exercício da advocacia, e é unicamente nessa perspectiva que todos nós trabalhamos”, concluiu Márcio Elias Rosa.

O presidente eleito do Conselho Diretor do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados, Carlos José Santos da Silva, recordou a trajetória da associação civil, fundada há 35 anos. “Hoje somos mais de mil associados e, nesse período que se encerra, crescemos quase 20% e criamos três novas seccionais”, comemorou. “Temos de ser protagonistas, não espectadores”, disse ao convidar os membros a participar da busca por melhores soluções.

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Cláudio Lamacchia, citou conquistas do CESA e salientou que “justiça é nos termos da lei. Moral não tem lado. Moral tem princípios. Precisamos encontrar uma forma de unir o Brasil. A advocacia brasileira tem sido chamada a isso”.

O presidente da seção São Paulo da OAB, Marcos da Costa, ressaltou que “em um mundo onde predomina o discurso do ódio é uma grande referência, uma luz para todos que exercem a advocacia”.

O evento contou com palestra do Ministro da Justiça, Torquato Jardim, que abordou temas como mulheres privadas de liberdade; desvios de verbas para merenda escolar; vítimas do crime organizado; assistência aos dependentes químicos e dignidade da pessoa humana.

  

O Centro de Estudos das Sociedades de Advogados – CESA é uma associação civil, sem fins lucrativos, constituída por Sociedades de Advogados regularmente inscritas na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Fundado em 30 de junho de 1983, inicialmente contando com Associadas de São Paulo, o CESA foi aos poucos expandindo suas atividades e estendendo seu alcance a outros Estados e ao exterior, contando hoje com mais de 1.000 sociedades inscritas.

As principais finalidades do CESA são promover estudos e manifestar-se sobre questões jurídicas e assuntos relativos à administração da Justiça e ao exercício da profissão de advogado; promover o estudo e a defesa de questões de interesse das Associadas; oferecer às associadas estudos e serviços que facilitem o exercício da profissão de advogado; representar os interesses das associadas e das Sociedades de Advogados em face dos órgãos de classe e de outras entidades profissionais de advogados; e representar os interesses das associadas em juízo.

Também participaram do evento Moira Huggard Caine, vice-presidente Nacional do CESA; Horácio Bernardes Neto, diretor executivo e conselheiro permanente do CERSA, Carlos Eduardo Cauduro Padin, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo; Fábio Prieto, desembargador do Tribunal Regional Federal; Mary Grum, desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo, que na ocasião representou o Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças; Clemencia Beatriz Wolters, presidente da Comissão de Sociedades de Advogados da Ordem dos Advogados do Brasil  (OAB-SP);Isabela Braga Pompilio, presidente Seccional do Distrito Federal do CESA; José Setti Diaz, diretor Financeiro-Administrativo do CESA; Luis Otávio Camargo Pinto, presidente do Sindicato das Sociedades de Advogados dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo; Ricardo Alexandre Rodrigues Peres, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal e da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência (Concad);Luiz Flávio Borges D’Urso, Conselheiro Federal e membro vitalício da Ordem doa Advogados do Brasil (OAB-SP); Francisco Rezek, ex-ministro.

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

Email: imprensa@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612

 

 

Governo do Estado de SP