Secretário da Justiça percorre centros do Complexo Ribeirão Preto

  

Os quatro centros socioeducativos do Complexo em Ribeirão Preto receberam nesta quarta-feira (30/08) a visita do secretário de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania e presidente da Fundação CASA, Márcio Fernando Elias Rosa. No local estão os CASAs Cândido Portinari, Ribeirão Preto, Rio Pardo e Ouro Verde, todos pertencentes à Divisão Regional Norte (DRN), uma das 12 administrações regionalizadas da Instituição.

Mais cedo, Márcio Elias Rosa conversou com o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, sobre a necessidade de organizar políticas públicas locais para a execução de medidas socioeducativas de meio aberto (liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade) e de acompanhamento de jovens egressos da internação.

“A Fundação CASA tem experiência com internação e semiliberdade, mas há outras medidas socioeducativas de meio aberto que podem muito bem serem aplicadas”, explicou o presidente. “Podemos trabalhar em conjunto, em três eixos, tendo sempre a pedagogia presente: a capacitação e inserção no mercado de trabalho; o acompanhamento do egresso na sua inserção na sociedade; e o fortalecimento da liberdade assistida e a prestação de serviços à comunidade, pois a internação não deve ser a regra.”

O objetivo da visitação foi observar como está o trabalho de execução da medida socioeducativa de internação e o programa de internação provisória em Ribeirão Preto. O presidente foi acompanhado pelo diretor técnico da CASA, Adilson Fernandes de Souza, que antes visitara o CASA Taquaritinga.

“Tive a oportunidade de conversar com colegas das áreas técnica e de segurança, com boas ideias a serem debatidas com as equipes e a presidência e, quem sabe, levar para todo o Estado”, destacou Márcio Elias Rosa. “Gostei muito do que vi: encontrei colegas animados, que gostam muito do que fazem e dispostos a fazer ainda mais e melhor.”

Os CASAs Ribeirão Preto e Rio Pardo recebem adolescentes da região sentenciados com medida socioeducativa de internação. O CASA Ouro Verde atende no programa de internação provisória (período de até 45 dias em que o jovem aguarda a sentença da Justiça da Infância e Juventude sobre seu caso) e na internação sanção (privação de liberdade por até 90 dias quando outra medida socioeducativa é descumprida). O CASA Cândido Portinari possui os três atendimentos.

A Divisão Regional Norte ainda responde pela supervisão de outros oito centros socioeducativos – incluindo dois destinados à semiliberdade – e três centros de atendimento inicial, localizados em Ribeirão Preto, Araraquara, Batatais, Franca, São Carlos, Taquaritinga e Sertãozinho.

Desde o dia 27 de julho, o presidente da CASA tem visitado centros socioeducativos no Estado de São Paulo para conhecer pessoalmente o trabalho realizado no atendimento aos adolescentes autores de ato infracional.

A primeira visitação aconteceu em Irapuru e seguiu pela capital paulista, nos centros localizados no Complexo do Brás, nos bairros da Mooca e Guaianazes e no Complexo da Vila Maria. Também já passou pelos centros socioeducativos do ABCD Paulista, e pelos CASAs de São Vicente e Praia Grande, no Litoral Sul.

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania

(11) 3291-2612

 

Governo do Estado de SP