Secretário da Justiça fala sobre ações da Pasta durante palestra

 

 

Nessa quarta-feira (11), o secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, participou da edição semanal do “Conversando com Quem Faz a Diferença”, evento promovido pelo Global Council of Sales Marketing (GCSM), entidade de caráter institucional, localizada no bairro Santa Cecília, no centro da capital.

A GCSM integra o Grupo Innsbruck, uma corporação empresarial com o propósito de fomentar discussões relevantes entre a comunidade empreendedora em âmbito global, gerando interações segmentadas entre seus dirigentes, convidados e o público dos eventos que realiza.

Durante o encontro, que reuniu uma plateia composta por empresários, políticos e representantes da Justiça, o secretário discorreu sobre tema: os Desafios da Secretaria da Justiça e Cidadania.

“A Secretaria tem atribuições fundamentais na área de fomento aos direitos humanos”, salientou. “Procuramos aprimorar diariamente as políticas públicas para que as ações se revertam em prol da população, principalmente as mais carentes”, reforçou, ao lembrar a recomendação do governador João Doria, que diz “ser necessário pensar grande, acreditar no Brasil, na força e no protagonismo do nosso Estado e com dedicação aos mais vulneráveis”.

Durante a explanação, o secretário explicou que a Pasta tem como objetivo promover e implantar ações relacionadas à defesa dos direitos humanos, igualdade de gênero e o combate à discriminação e à intolerância religiosa.

 

 

O secretário apresentou a estrutura interna da Pasta e as atribuições das coordenações, dos programas, dos conselhos e as entidades Vinculadas.

A Secretaria da Justiça conta com 5 coordenações: Geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania, Políticas para a População Negra e Indígena, de Políticas para a Diversidade Sexual, de Políticas para a Mulher, e de Administração.

São 7 os programas desenvolvidos pela Pasta: Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), Centro de Integração da Cidadania (CIC), Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM), Programa Estadual de Proteção a Vítimas e Testemunhas (PROVITA), Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID) e Fórum Inter-Religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença.

A Secretaria da Justiça e Cidadania também possui 5 entidades vinculadas: a Fundação CASA; o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc); a Fundação Procon; a Fundação Instituto de Terras (Itesp); e o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem).

São 7 Conselhos: de Políticas sobre Drogas (Coned – SP); da Condição Feminina; de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Nordestina de São Paulo (Copane – SP); de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de São Paulo (CPDCN); de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana de São Paulo; dos Povos Indígenas; e dos Direitos da População LGBT.

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania
Email: justica@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612

 

Governo do Estado de SP