Secretário da Justiça conhece Centro de Visitantes do Templo de São Paulo
O secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, visitou nesta quinta-feira (12) o Centro de Visitantes do Templo de São Paulo, da “A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”, localizado no Butantã, em São Paulo. O espaço pode ser visitado por todos e o público tem a oportunidade de conhecer detalhes da cultura e da história da comunidade no Brasil.
Na ocasião, o secretário da Justiça Paulo Dimas foi recebido por Élder Casado, presidente do Centro de Visitantes do templo de São Paulo, Elder Joaquim Costa, segundo conselheiro da Presidência de Área Brasil, Douglas MacAlister, assessor Legal da Igreja no Brasil, Elder Maia e Sister Maia, casal missionário de Direitos Humanos, Thiago Quirino, diretor associado de Assuntos Públicos da Área, Joaquim Costa, segundo Conselheiro na Presidência da Área Brasil, e Sandra Werder, assessora da deputada Damaris.
Durante a visitação, foi apresentado ao secretário Paulo Dimas uma impressionante escultura do Cristo Ressurreto, réplica do Christus original do escultor dinamarquês Bertel Thorvaldsen. Além disso, também foi mostrado várias salas com apresentações de músicas, filmes e gravuras despontando os elementos conhecidos da cultura da Igreja, como a família, o trabalho missionário, os templos e o Livro de Mórmon, que é considerado sagrado como a Bíblia.
“A visita no Centro de Visitantes do Templo de São Paulo foi de grande valia para Secretaria da Justiça e Cidadania. Conhecemos vários lugares bonitos e que nos trouxe uma paz espiritual muito boa. Além disso, eles nos apresentaram muitos projetos e ofereceram vários espaços para Secretaria e às vinculadas promoverem eventos voltados a cidadania e Diretos Humanos”, destacou o secretário Paulo Dimas.
Entre vários assuntos discutidos, estão a fomentação de visitas dos adolescentes da Fundação CASA ao templo, apresentação de um projeto didático voltado aos adolescentes com foco nos Direitos Humanos, criação de um espaço no site da Secretaria para divulgar o material didático e a sessão dos espaços – quadra poliesportiva e teatro – para eventos Secretaria da Justiça e vinculadas.
Sobre o Centro de Visitantes do Templo de São Paulo
O primeiro Centro de Visitantes de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias construído na América do Sul abriu oficialmente as portas neste 20 de janeiro de 2019 após ser dedicado em cerimônia que contou com a participação de líderes eclesiásticos da Igreja.
O Centro de Visitantes expõe a história da Igreja no Brasil e o legado deixado por centenas de santos pioneiros. Ele se destina a visitas públicas e gratuitas voltadas a membros e amigos da Igreja. O prédio foi preparado para receber os visitantes e proporcionar uma experiência espiritual. Em diversos ambientes e salas, as exposições estão relacionadas e centralizadas na importância de Jesus Cristo na vida dos santos dos últimos dias, da família, do trabalho missionário, dos templos, do Livro de Mórmon e dos pioneiros da Igreja no Brasil.
“Neste belo local visualizamos a missão do profeta Joseph Smith, a veracidade do Livro de Mórmon e o maravilhoso Plano de Salvação, onde o lar estabelecido no Evangelho de Jesus Cristo se torna um lugar de refúgio e segurança em que os membros da família, apesar dos desafios, podem viver em paz e felicidade”, explica o Élder Casado, responsável pelo Centro de Visitantes. A história do crescimento da Igreja no Brasil é lembrada com preciosos detalhes, levando o visitante a ter um contato pessoal com os pioneiros da Igreja em solo nacional.
Detalhes sobre a vinda dos primeiros missionários, a dedicação dos membros na construção de capelas, os primeiros líderes nativos e os projetos de ajuda humanitária recebem destaque na exposição e servem para mostrar tanto os desafios quanto as bênçãos recebidas por esses membros fiéis nas primeiras décadas do século XX.
Construído no complexo que inclui o Templo de São Paulo, os escritórios da Igreja no Brasil e a sede da Estaca São Paulo, o novo Centro de Visitantes toma o lugar do antigo alojamento do Templo, desativado há quatro anos.
Curiosidades
O Centro de Visitantes do Templo de São Paulo, além de ser o primeiro a ser construído na América do Sul, é o único no mundo com uma sala dedicada à oração. Trata-se de um local cuja decoração e o ambiente incentivam uma conversa reverente e pessoal com o Pai Celestial. Outro ambiente exclusivo é a Sala da Árvore da Vida, com reprodução da lendária árvore citada no Velho Testamento e no Livro de Mórmon. Uma mensagem especial é ensinada em ambas as salas.
Serviço:
E-mail: imprensa@justica.sp.gov.br
Telefone: (11) 3291-2612