Secretário confere situações dos fóruns de Atibaia, interditado, e de Mairiporã

Os fóruns de Mairiporã e Atibaia foram visitados na terça-feira (19/05) pelo secretário estadual da Justiça, Aloísio de Toledo César. Os dois prédios sede do Judiciário necessitam de reformas, o primeiro de ampliação das instalações e o segundo porque se encontra interditado há exatos 12 meses da visita do secretário.

Marzagão   Juíza Ana Paula

Toledo César se comprometeu a conversar com o governador Geraldo Alckmin a respeito. “O propósito da minha visita é o de iniciar estudos para a reforma do Fórum de Mairiporã e para acabar com a interdição do Fórum de Atibaia”, afirmou.
José Augusto Marzagão, juiz diretor do Fórum de Atibaia, interditado desde 19 de maio de 2014, disse que o prédio foi objeto de recente perícia técnica de engenheiros, que confirmaram a possibilidade de recuperá-lo. Para isso, seriam suficientes R$ 500 mil, garante o juiz, baseado na opinião dos profissionais. Atualmente, o atendimento do fórum é feito em uma casa e num galpão, cedidos por um órgão do governo.

Em Mairiporã, o secretário foi recebido pela diretora do Fórum, Ana Paula Schleiffer Livreri, que mostrou as instalações do prédio. Segundo ela, o edifício é insuficiente para as atividades do Judiciário e o terreno onde está localizado permite a sua ampliação.

Em junho de 2013, o Fórum de Mairiporã inaugurou o seu Centro de Solução de Conflitos e Cidania (Cejusc), considerado pela juíza como a saída para desafogar a demanda do Judiciário. Em quase dois anos de funcionamento, o Cejusc tem apresentado excelentes resultados. Na Vara da Família, 90% dos casos são resolvidos pela via da conciliação entre as partes, de acordo com o Livreri.

O secretário da Justiça foi acompanhado pelo desembargador Carlos Eduardo de Carvalho, por César Augusto de Toledo César, delegado de Mairiporã, e Augusto José Correia de Sampaio, delegado seccional de Franco da Rocha. Em Atibaia, também se encontrou com o juiz José Augusto Reis de Toledo, do juizado civil e criminal, e ex-diretor do Fórum.

 

 

 

 

 

Silvano Tarantelli
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Coordenador de Comunicação
Tel.: (11) 3291-2697/ (11) 97497-3536

Governo do Estado de SP