Secretaria participa da entrega do 19º Prêmio Professor Emérito
O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo César, participou da cerimônia de entrega do 19º Prêmio Professor Emérito Centro de Integração Empresa Escola/ Estadão- Troféu Guerreiro da Paz ao professor Celso Lafer. O evento aconteceu na quarta-feira (15/10) no teatro do CIEE.
“O prêmio foi merecido porque ele é um grande educador, e nada liberta mais o ser humano do que a educação e receber uma honraria dessas no dia do professor é muito gratificante,” disse Toledo César.
Na abertura, o presidente do CIEE, Luiz Gonzaga Bertelli, fez um breve relato sobre a origem da premiação e também da trajetória profissional do agraciado. “O prêmio a Celso Lafer é um reconhecimento a toda sua história, tanto como professor quanto como ministro e embaixador. A sua trajetória fez dele um guerreiro da educação”.
Durante sua fala, Celso Lafer enfatizou que o reconhecimento é algo que está ao nosso alcance, mas o reconhecimento não está. “Um prêmio como esse, quando nos é dado, sensibiliza, porque significa que o nosso trabalho merece consideração e nos alimenta a fazer mais e mais pela educação”.
Já o diretor de conteúdo do grupo Estado, Ricardo Berlu, ressaltou a carreira do homenageado como articulista do jornal. “O jornalismo deve procurar ter um papel educador e devemos acreditar sempre que é preciso perseverar, não desanimar porque na construção deste país a educação é o principal alicerce”.
Sobre o prêmio
O Prêmio Professor Emérito- Guerreiro da Educação- Ruy Mesquita- completa 19 edições. Concedido pelo Jornal O Estado de São Paulo e pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) é entregue sempre na semana em que se comemora do Dia do Professor. A láurea é um reconhecimento às personalidades que prestam relevantes serviços à educação no país e busca trazer à reflexão o grave problema da educação brasileira e estimular os jovens de hoje a seguir a trilha aberta por esses educadores. Entre os agraciados com o prêmio estão: Ruth Cardoso, Miguel Reale, Paulo Vanzolini e Delfim Neto.
Marta Barros
Assessora de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
(11) 3291.2612