Secretaria da Justiça sedia reunião do Laboratório Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

  

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, sediou a segunda reunião do Laboratório Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSLab), que tem como objetivo promover ações de cidadania voltadas para questões migratórias e de refúgio. O encontro, que teve o tema “Desafios e Oportunidades da Inserção Socioeconômica de Refugiados no Estado de São Paulo”, aconteceu na tarde desta segunda-feira (26/03), na sede da Pasta.

O ODSlab é um modelo que busca a construção de respostas aos complexos desafios apresentados pela Agenda 2030 no Brasil e no mundo. Trata-se de uma iniciativa criada para promover a cooperação entre governos, sociedade civil e empresas, entendendo que o estabelecimento desse tipo de parceria multissetorial é fundamental para implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de forma efetiva. É composto por representantes de secretarias estaduais, da Assessoria de Relações Internacionais do Governo de São Paulo, e de segmentos da sociedade civil.

Na abertura, o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa, agradeceu a oportunidade da Pasta fazer parte do projeto. “Todo esforço que produzimos para acolher e melhorar a qualidade de vida do ser humano é gratificante”, afirmou.

Os trabalhos foram coordenados pelo diretor executivo da ONG Agenda Pública, Sérgio Andrade.

Durante o encontro, o professor do curso de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Eduardo Gynn, abordou conceitos de administração pública, planejamento, gestão intergovenamental, criação e mapeamento de redes, formas de implementar ações públicas, e metas e prazos.

Na sequência, o grupo tratou de assuntos abordados na primeira reunião, cujos eixos foram: integração cultural, acesso a serviços/cidadania, trabalho emprego e renda; burocracia, qualidade dos serviços públicos e acesso à informação; reunião familiar; governança; e comunicação social e informação.

Participaram da reunião o responsável pelo  Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – NETP, Flávio Antas Corrêa; Verônica Coluci Freire, assessora do NETP; a Coordenadora Geral dos Programas de Apoio à Cidadania (CGAPDC) da Secretaria da Justiça, Deborah Malheiros; Tomas Freund e Karen Maximo Magalhães, também da CGAPDC; Ana Paula Fava e Isabela Messias, da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do Governo; Ana Claudia Vigliar, da Secretaria Estadual de Segurança Pública; Sylmara Del Zotto, da Secretaria Estadual da Saúde; Tatiana Amendola Lima, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social; Valmir Aranha, da Fundação Seade; Marília Cintra Corrêa, do Programa de Apoio para a Recolocação de Refugiados – PARR; Mirta Castellon, da Caritas Arquidiocesana de São Paulo; Maria de Lourdes Barroso, do Comitê Nacional para Refugiados – CONARE; e Jonathan Berezovsky, da Migraflix.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

Email: imprensa@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612

 

Governo do Estado de SP