Secretaria da Justiça renova convênio para apoiar comunidades quilombolas

  

O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa, assinou nesta segunda-feira (02/04) aditamento de convênio firmado entre o Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), vinculado à Pasta, e a Secretaria de Turismo para estimular e desenvolver a exploração do potencial turístico de comunidades remanescentes de quilombos do Vale do Ribeira e do Litoral Norte.

“Temos 35 comunidades quilombolas oficialmente reconhecidas por São Paulo, das quais 28 estão no Vale do Ribeira. E 21 foram reconhecidas durante o governo de Geraldo Alckmin”, lembrou o secretário da Justiça.

“E agora incluímos mais 8 comunidades no Circuito Quilombola Paulista, chegando a 15 no total.” São elas Ivaporunduva, Pedro Cubas, Pedro Cubas de Cima, São Pedro, Sapatu e André Lopes, em Eldorado; Caçandoca, Camburi e Fazenda Picinguaba, em Ubatuba; Mandira, em Cananeia; Ribeirão Grande, Reginaldo e Cedro, em Barra do Turvo; Peropava, em Registro; e Praia Grande, em Iporanga. Ao todo, 755 famílias vivem nessas comunidades.

Em março de 2016, o governador Geraldo Alckmin assinou o Decreto nº 61.880/2017, que instituiu o Circuito Quilombola Paulista, para estimular o turismo agroecológico e cultural em comunidades quilombolas do Vale do Ribeira e do Litoral Norte. A ação, com apoio da Secretaria de Turismo, visa a divulgar esse trabalho e capacitar os beneficiários para explorar esse potencial. O plano dá destaque a roteiros e produtos como alimentação tradicional, hospedagem, trilhas ecológicas, cachoeiras, cavernas, apresentações culturais e artesanato.

“O Vale do Ribeira clama por essa política de impulso ao turismo”, afirmou o secretário de Turismo, Fabrício Cobra. “Precisamos contar mais a história de São Paulo, que é rica. Temos nos quilombos gastronomia, artesanato e arquitetura tradicionais, além das atrações naturais. Tudo isso gera oportunidades e emprego”, completou.

Na oportunidade também foi lançado o novo folder com informações sobre as 15 comunidades que compõem o Circuito Quilombola Paulista, em tamanho de pôster. A Secretaria de Turismo patrocinou a impressão de 10 mil exemplares, com design produzido pelo Itesp. A publicação foi apresentada pelo diretor executivo da fundação, Gabriel Veiga.

 

 

 

Fonte: Itesp

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

Email: imprensa@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612

 

 

Governo do Estado de SP