Secretaria da Justiça promoveu Conferências Regionais de Direitos Humanos
A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania em parceria com as Prefeituras de Registro, Santos, Limeira e Catanduva promoveu, nos dias 26, 27 e 29/02, Conferências Regionais de Direitos Humanos Com o tema “Direitos Humanos para Todas e Todos: Democracia, Justiça e Igualdade”.
Os encontros aconteceram no Complexo K.K.K. – Anfiteatro Vilma Bertelli em Registro; na Universidade Paulista- UNIP em Santos; no Teatro Nair Belo em Limeira; e no Centro Cultural em Catanduva. A iniciativa faz parte das etapas preparatórias para a 7ª Conferência Estadual de Direitos Humanos, que será realizada nos dias 12 e 13 março deste ano, promovida pelo Governo do Estado.
As conferências possuem a função de fortalecimento das redes de gestores e organização da sociedade civil voltada para a promoção e defesa dos Direitos Humanos e também serve para divulgar as políticas públicas desenvolvidas pelos municípios na área de Direitos Humanos.
Os grupos de trabalho foram divididos de acordo com os três eixos orientadores: Afirmação e fortalecimento da democracia; Garantia e universalização de direitos e Promoção e consolidação da igualdade. As discussões foram baseadas em 14 subeixos definidos pela 7ª Conferência Estadual de Direitos Humanos, entre eles: Liberdade de expressão e direito à comunicação; Enfrentamento ao extermínio da juventude negra e Estratégias de mobilização e promoção dos Direitos Humanos. Nos quatro encontros foram aprovadas 60 propostas, cinco de cada eixo orientador.
Delegados eleitos que participarão da Conferência Estadual
Registro:
Sociedade civil: Dois titulares e um suplente
Poder Público Municipal: Um titular e um suplente
Limeira
Sociedade Civil: 24 titulares
Poder Público Municipal: Três titulares
Santos
Sociedade Civil: 13 titulares e quatro suplentes
Poder Público Municipal: Três titulares e um suplente
Catanduva:
Sociedade civil: Sete Titulares
Poder Público Municipal: Dois titulares e um suplente
Catanduva
Após as saudações de boas vindas aos participantes e agradecimentos, feitas pelo representante da Secretaria de Desenvolvimento Social, Marcos Freitas, Deborah Malheiros, assistente técnica da Coordenação Geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, que participou das conferências de Registro e Santos, ministrou palestra sobre Educação e Direitos Humanos e também dos cursos de longa distância promovidos pela pasta sobre Cidadania LGBT e Direitos Humanos.
“É muito importante que possamos conhecer de perto a realidade e as demandas locais, por isso as etapas regionais acontecem”, disse Déborah. “O nosso objetivo é que as populações vulneráveis sejam respeitadas e tenham acesso a direitos fundamentais, independente de gênero, raça, etnia, idade, religião, orientação sexual e deficiência”, concluiu.
Participaram da mesa de abertura o secretario de Assistência Social, Francisco Rodrigues Neto, a diretora da DRADS de São Jose do Rio Preto, Silvania Andrade e o diretor do Programa Viva Leite da SEDS, Marco Vinholi.
Limeira
Na Conferência de Limeira, o presidente da 7ª Conferência Estadual de Direitos Humanos, Haroldo Tani, participou da abertura do evento e explicou aos presentes o conceito de conferência, a importância de propostas condizentes de acordo com as necessidades da região e a escolha dos delegados, que irão participar da etapa estadual.
Marta Barros
Assessora de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
(11) 3291.2612