Secretaria da Justiça promove revoada de balões em alusão ao outubro rosa
O secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, participou nesta quarta-feira (20), às 12h, da revoada de 2.000 balões cor-de-rosa no Pátio do Colégio. A ação, promovida pelo Conselho Estadual da Condição Feminina (CECF) em parceria com o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura, da Associação Comercial de São Paulo, faz parte das celebrações do outubro Rosa, marcado por ações afirmativas relacionadas a saúde da mulher.
“O maior defensor do combate ao câncer de mama é o diagnóstico precoce. É de suma importância a mulher fazer o auto exame, ir ao ginecologista com regularidade, fazer mamografia. Quando a doença é detectada na fase inicial, as chances de cura são elevadíssimas”, ressaltou Fernando José da Costa.
“Segundo pesquisa recente, 40% das mulheres com mais de 40 anos que precisariam fazer os exames preventivos não o fizeram. Esse é um ponto de alerta para disseminarmos informações sobre a importância dos exames médicos”, concluiu.
De acordo com a vice-presidente do CECF, Rosmary Corrêa, a soltura dos balões é realizada há seis anos. “No ano passado, em decorrência da pandemia da Covid-19, não realizamos essa ação. É um dia que refletimos sobre a doença, e elevarmos autoestima da mulher para que ela se sinta cuidada e acolhida”.
Além da revoada dos balões, o Conselho Estadual da Condição Feminina realizou no Auditório Espaço da Cidadania “André Franco Montoro” duas palestras: “Prevenção e cuidado sobre câncer de mama”, e “A autoestima da mulher com câncer de mama, uma abordagem humanista”, que foram ministradas, respectivamente, pela presidente da União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama, (UNACCAM), Dra. Clarisia Mony Ramos, e pela jornalista e idealizadora do Projeto De Peito Aberto, Vera Golik.
Fachadas
Os dois prédios que compõe o conjunto arquitetônico da Secretaria da Justiça ficarão iluminados com a cor rosa durante todo o mês de outubro.
A estrutura da Secretaria da Justiça e Cidadania conta com órgãos que oferecem suporte para atendimento médico, jurídico, psicológico e de assistência social à mulher para promoção da saúde, preservação de direitos e proteção à vida. As atividades são desenvolvidas por meio dos Centros de Integração da Cidadania (CICs) e do Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI).
Sobre o câncer de mama
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Diversos são os fatores que estão relacionados à doença, como envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, história familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, etc.