Secretaria da Justiça participa de encontro sobre equidade racial na educação

Nesta quarta-feira (26), a Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para os Povos Indígenas (CPPI), marcou presença no Encontro de Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) Norte I. O evento, realizado na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (EFAPE), reuniu especialistas, educadores e lideranças para debater avanços e desafios da educação inclusiva.

Com o tema central “Caminhos para a Equidade Racial na Escola”, o encontro promoveu debates e reflexões sobre a diversidade e o reconhecimento de direitos. O coordenador da CPPI, Cristiano Kiririndju, ministrou a palestra “Decolonialismo Indígena: Consciência Política e História da Diversidade”, destacando a importância do fortalecimento do diálogo e das políticas públicas voltadas à educação indígena. “A criação da Coordenadoria e o avanço das discussões são passos fundamentais para a promoção da educação indígena e para o reconhecimento dos direitos dessa população”, ressaltou.

As discussões abordaram questões essenciais como a recuperação da memória histórica dos povos indígenas, a reafirmação de suas identidades étnicas e a valorização de sua cultura. Também foram debatidas iniciativas para garantir o acesso à informação e fomentar práticas que contribuam para a equidade racial nas escolas.

Para Cristiano, apesar dos desafios históricos no acesso à educação, avanços significativos estão sendo alcançados. “Estamos transformando esse cenário. São Paulo registra o maior número de construções de escolas indígenas de sua história, reafirmando nosso compromisso com a inclusão. A educação é a base da transformação social, e garantir esse direito é essencial para construirmos um estado mais justo e igualitário”.

Além do representante da SJC, o encontro contou com a participação do professor Dr. Alvaro de Azevedo Kaiowá e do antropólogo Emerson de Souza Guarani Nhandewa. A iniciativa integra a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), e contou, ainda, com a presença de alunos, diretores e coordenadores pedagógicos do estado.

 

Governo do Estado de SP