Secretaria da Justiça participa de ação da CPTM durante Fórmula 1

O Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa da Secretaria da Justiça e Cidadania, participou entre os dias 15 e 17 de novembro de ação promovida pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para facilitar a mobilidade dos turistas durante o evento da Fórmula 1, realizado tradicionalmente no autódromo de Interlagos.

O Secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, acompanhou os preparativos para receber os fãs do automobilismo que utilizaram o transporte público para chegar ao circuito paulistano.

“A parceria com a CPTM foi um sucesso. Foi uma oportunidade de dar visibilidade aos imigrantes que buscam possibilidade de emprego e uma vida digna no nosso país. O projeto teve como objetivo mostrar o trabalho que eles podem realizar e o potencial que possuem. Tenho certeza que ajudará o futuro dessas pessoas”, frisou, ao mencionar a campanha ‘Imigrante, São Paulo te acolhe’, lançada pela Pasta no mês de junho.

A coordenadora do Centro de Integração da Cidadania, Vanessa Martiniano, salientou a importância de ações que chamem a atenção para a questão do imigrante e do refugiado. “O CIC tem um projeto permanente na unidade CIC do Imigrante que oferece cursos de português e de capacitação profissional, além de orientação jurídica e sobre documentação. A ideia é acolher o imigrante e o refugiado para que ele seja recebido em São Paulo e consiga ter independência financeira e constituir a família”, explicou.

O CIC do Imigrante reuniu currículos de aproximadamente 100 estrangeiros que frequentam os cursos e as atividades desenvolvidas na unidade e encaminhou para a CPTM.

A equipe selecionada para trabalhar durante o Grande Prêmio auxiliou e orientou os usuários que utilizaram as linhas da CPTM como meio de acesso ao autódromo: Aeroporto, Eng. Goulart (linha 13 Jade), Estação Brás (linhas 11 Coral ou 12 Safira), Estação da Luz (linha 7 Rubi ou linha 12 Coral) e nas Estação da Linha 9 Esmeralda: Pinheiros, Berrini, Vila Olimpia, Morumbi e Autódromo.

O grupo, composto por bilíngues e poliglotas vindos de 34 países, facilitou a comunicação com os visitantes da cidade durante a competição da mais popular modalidade de automobilismo do mundo.

A farmacêutica Batoul Alaa, nascida na Síria, contou que desde que chegou ao Brasil no início do ano ainda não conseguiu um emprego. “Eu entreguei o meu currículo no CIC do Imigrante e estou fazendo parte desse projeto, conversando com as pessoas, explicando como chegar aos lugares”, contou.

Erick Lara é peruano, veio para o Brasil com a esposa e uma filha. Ele também fez parte da ação e auxiliou os usuários por conta da fluência nos idiomas francês, inglês e espanhol. “É bom porque pratico o português e conheço mais sobre o Brasil”, salientou.

Arianna Pino Jova, tem formação na área da Saúde, é cubana e veio da Venezuela, fugindo da crise política e econômica. “Falo inglês e francês, e está sendo muito legal participar. Aqui estou conhecendo boas pessoas”, destacou.

Ignacio Agustin Hernandez é argentino, formado em hotelaria e participa das aulas de português ministradas no CIC do Imigrante. “É um lugar maravilhoso, gosto de coração e indico para todos os meus amigos. Aqui trabalho conversando com as pessoas, compartilhando cultura. Estou adorando.”

Os imigrantes e refugiados que integraram o projeto viram a iniciativa como uma oportunidade de ganhar visibilidade e experiência para se colocarem no mercado de trabalho e dar início a uma nova fase da vida.

Daniel Ngao, veio do Quênia há 5 anos e relatou que chegou como imigrante. “Eu era missionário, estudei teologia. Eu escolhi ficar no Brasil. Aprendi a língua e o povo brasileiro me acolhe”, relatou.

Tieman Coulibaly, natural do Mali, é sociólogo e pediu refúgio no Brasil há 6 anos. “Fugir de uma guerra é muito difícil. Essa foi uma porta que se abriu”, ponderou.

Já Alejandro Alan Ornelas, do México, estudou violão clássico, e concluiu mestrado em psicologia na Alemanha. Veio com a esposa Valquiria viver no Brasil.  “Estamos aqui há 6 meses. Temos de aprender tudo de novo, abrir novos caminhos. Conheci o CIC do Imigrante pela internet, mandei um email e comecei a estudar português. O professor é comprometido com os estudantes. Até agora está dando tudo certo”, agradeceu.

No Espaço destinado à CPTM, na estação Autódromo, foi instalada uma Feira Gastronômica, com comidas típicas preparadas por imigrantes e refugiados, realizada em parceria com a empresa Open Taste. Alunos do curso de Gastronomia da Uninove (Universidade Nove de Julho) também marcaram presença na feira e vivenciaram na prática que a alimentação aproxima povos e etnias.

Desde 2014, o CIC do Imigrante realiza ações para promover a inserção dos imigrantes e refugiados no mercado de trabalho. O espaço oferece inúmeros serviços, que incluem elaboração de currículo, orientações de acesso à educação, à saúde e ao trabalho formal, regularização migratória, entre outros.

A unidade disponibiliza cursos de português e profissionalizantes (estamparia, escola de moda, bioconstrução e gastronomia). Saiba mais.

O CIC do Imigrante está localizado na Rua Barra Funda, 1.020, e presta atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Todos os serviços são gratuitos.

 

 

Saiba mais aqui sobre o Centro de Integração da Cidadania.

Saiba mais aqui sobre a Campanha “Imigrante, São Paulo te acolhe”

 

 

Veja a programação:

 

SERVIÇOS PRESTADOS NO CIC DO IMIGRANTE

 

Orientação jurídica
Direito migratório: regularização documental, isenção de taxas, autorização de residência, solicitação de refúgio, acompanhamento de procedimento de refúgio.

Direcionamento para acesso a serviços essenciais: benefícios de assistência social, moradia, transporte.

Direito do Trabalho: análise de contratos de trabalho, orientação sobre direitos em caso de rescisão do contrato, auxílio em situação de violações de direitos trabalhistas.

Questões cíveis: análise de contratos (locação, prestação de serviço, consumo).

Atendimento: sexta-feira, das 9h às 13h.

 

CURSOS:
Inscrições abertas

PORTUGUÊS BÁSICO/ INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO
Segunda-feira, das 10h às 12h.

Terça-feira, das 10h às 12h.
Sábado, das 14h às 16h.

PREPARATÓRIO PARA ENCCEJA – ETEC – ENEM – CELPE BRAS
Sábado, das 14h às 16h.

CURSO DE ESTAMPARIA
Intensivão: segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

CURSO DE CROCHÊ E MACRAMÊ

Segunda, terça e quarta-feira, das 13h às 17h.

ESCOLA DE MODA
Papelaria e Casa
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

ESCOLA DE Bioconstrução
Segunda a sexta-feira, 8h às 17h.

ESCOLA de Gastronomia e Hospitalidade

Segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

ESCOLA de Informática

Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

 

 

 

Governo do Estado de SP