Secretaria da Justiça e Fundo Social firmam convênio para capacitação profissional
A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC), e o Fundo Social de Solidariedade do Estado assinaram nesta segunda-feira (11/07) Termo de Convênio que garante a continuidade dos projetos “Escola de Moda, Beleza e da Construção Civil” em seis unidades do CIC.
O Programa Escola de Qualificação Profissional tem por objetivo oferecer cursos profissionalizantes nas áreas de Moda (Roteiro de Costura, Modelagem, Bordado e atividades afins), Beleza (Assistente de Cabelereiro, Depilação e Design de Sobrancelhas, Manicure e Maquiagem) e Construção Civil (Assentador de Pisos e Azulejos /Pedreiro).
A iniciativa capacita o formando a atuar como empregado, prestador de serviços autônomo e/ou proprietário de microempresas no ramo escolhido, resgatando a autoestima e a dignidade do aprendiz.
Desde o início do projeto, mais de 150 mil alunos aprenderam um novo ofício. Só em 2015, 1.608 estudantes concluíram os cursos oferecidos pela parceria. Neste ano, a estimativa é que 2.544 cidadãos sejam beneficiados.
“Ao realizar esse nobre trabalho, o Governo do Estado qualifica milhares de pessoas e interfere positivamente no futuro de inúmeras famílias e da sociedade. Estou convencido de que todos nós que trabalhamos na vida pública temos a obrigação ética e moral de ajudar. Mas em qualquer atividade profissional, havendo dedicação, é possível encontrar meios de fazer o bem ao próximo”, celebra o secretário da Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa.
Durante a cerimônia, a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, falou da alegria de ver o projeto crescendo e gerando frutos. “Essa é a 26ª turma que iniciamos e sempre ouço histórias de pessoas que fizeram o curso e hoje abriram seus próprios negócios ou cresceram profissionalmente, ganhando novas perspectivas.”
Os cursos são gratuitos, têm duração de dois meses e não exigem escolaridade mínima para a matrícula. Os alunos recebem material didático, lanche e certificado. Podem participar jovens com idade igual ou superior a 16 (dezesseis) anos para os cursos da Escola de Moda e Beleza. Para os cursos da Escola da Construção Civil a idade mínima é 18 (dezoito) anos.
O Centro de Integração da Cidadania possui 16 unidades e também disponibiliza serviços gratuitos de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP e acesso à justiça, por meio da Defensoria Pública.
Além da capital, os postos estão localizados nos municípios de Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Guarulhos, Campinas, Jundiaí, Cajamar, Pirapora do Bom Jesus e São Vicente.
Confira a lista dos CIC participantes:
CIC Guarulhos – Oferece todos os cursos
Estrada do Capão Bonito, 64
Jardim Maria de Lourdes – Pimentas, Guarulhos/SP
Tel: (11) 2484 – 0809
CIC Feitiço da Vila – Oferece todos os cursos
Endereço: Estrada de Itapecerica, 8.887
Valo Velho, São Paulo/SP
Tel: (11) 5825 – 2061
CIC Ferraz de Vasconcellos – Moda e Beleza
Endereço: Avenida Américo Trufelli, 60 – Conjunto Residencial José Chacon Moriel
Parque Dourado, Ferraz de Vasconcelos/SP
Tel: (11) 4675 – 5320
CIC Grajaú – Construção Civil
Endereço: Rua Pinheiro Chagas, s/n
Parque Alto do Rio Bonito – Grajaú, São Paulo/SP
Tel: (11) 3241 – 4172
CIC Jova Rural – Construção Civil
Endereço: Rua Ari da Rocha Miranda, 36
Jova Rural, Jaçanã/SP
Tel: (11) 2249 – 5384
CIC Oeste-Jaraguá – Moda e Beleza
Endereço: Estrada de Taipas, 990
Jardim Panamericano, Jaraguá/SP
Tel: (11) 3942 – 5228
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania