Secretaria da Justiça e Cidadania viabiliza projeto de educação ambiental em Itatiba

Três escolas municipais participam do programa “Da mesa à Terra”, que levará conhecimento sobre a importância do meio ambiente aos jovens estudantes

O composto orgânico gerado do reaproveitamento de alimentos da merenda escolar, após processo de desidratação e compostagem, será utilizado no desenvolvimento de hortas e áreas verdes no município de Itatiba. Trata-se do projeto piloto de Educação Ambiental “Da Mesa à Terra”, viabilizado com o apoio da Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos – FID. A entrega oficial do programa ocorreu nesta quinta-feira (27), na unidade localizada à Avenida Prefeito Erasmo Crispim, 1.500.

Secretário em exercício da Justiça e Cidadania, Raul Christiano, presente na ocasião, parabenizou todos que idealizaram esse projeto tão valioso. “Por meio do FID, os valores provenientes das multas ambientais, são investidos novamente em prol de ações a favor do meio ambiente. Levarmos essa conscientização para as escolas, para promover a educação ambiental, desde a infância, resultará, sem dúvidas, em um futuro mais sustentável”.

Estudantes, professores, supervisores e demais funcionários das três escolas participantes vão receber capacitação e serão parte integrante do projeto, cuja aquisição dos equipamentos para infraestrutura do processo de compostagem foi viabilizada com recursos do FID, da ordem de R$451.933,79 além de R$43.099,49 como contrapartida da Prefeitura de Itatiba, somando R$ 495.033,28 em investimentos.

“Essa entrega é resultado do empenho de toda equipe, que trabalhou muito para que esse projeto acontecesse, e principalmente pela parceria com o Governo de SP. Agradecemos muito por termos a honra de terem escolhido nosso projeto, e apostado na nossa cidade, e podermos levar para nossas crianças esse conhecimento tão valioso”, finalizou o Prefeito de Itatiba, Thomás Capeletto de Oliveira.

FID

O FID celebrou do período de 2010, até a presente data, o total de 227 convênios com órgãos do poder público e da sociedade civil, totalizando aproximadamente R$ 340 milhões em investimentos, 184 cidades atendidas e aproximadamente 10 milhões de pessoas beneficiadas. Em 2021, o Conselho Gestor do FID abriu o edital em que concorreram 456 novos projetos, dos quais, 294 foram contemplados, ou seja, 64,47%, maior número e percentual de projetos aprovados. Serão beneficiados 272 municípios e Instituições da Sociedade Civil e serão aplicados R$ 259,8 milhões do FID e R$ 91,8 milhões de contrapartida.