Secretaria da Justiça e Cidadania viabiliza ampliação de Centro Poliesportivo em Auriflama

Revitalização do espaço, que traz mais acessibilidade e segurança, foi entregue nesta quarta-feira, (03)

Considerado pela população de Auriflama como principal espaço público integrado à natureza, o Centro Poliesportivo Manoel Martins Vendu (Mané Côco) foi ampliado e totalmente revitalizado com recursos do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID), vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania. As obras de remodelação do espaço foram entregues à cidade nesta quarta-feira (03), durante cerimônia no local.

Para a Prefeita de Auriflama, Kátia Conceição Morita de Carvalho, a entrega desse projeto é conquista para o município. “Auriflama já tinha o privilégio de contar com esse espaço, onde as pessoas buscam por uma qualidade de vida, e podem se divertir com a família e amigos, e agora podemos oferecer aos moradores uma estrutura muito mais adequada, segura e funcional. Em parceria com o Governo de SP, recuperamos a praça esportiva, pista de skate, quadras, campos de futebol, além da implementação de um novo e moderno sistema de iluminação de led, academia ao livre, playground, que irão beneficiar toda nossa população”.

Além de garantir maior acessibilidade, a revitalização da área, que oferece atividades culturais, de lazer e esportivas, contemplou também a implantação de um espaço multiuso que atenderá aos Conselhos Municipais. O reflorestamento com espécies nativas da região também foi assegurado com a criação de um viveiro de mudas, que será incorporado às práticas de educação ambiental. As atividades noturnas também estão garantidas com a modernização da iluminação.

O secretário em exercício da Secretaria da Justiça e Cidadania, Raul Christiano, destacou a relevância dessa obra, viabilizada com recursos do FID, para a população. “Estarmos presente neste momento histórico para o município, em um parque tão importante, que está aqui desde a década de 90, e que agora passa a contar com uma estrutura mais moderna e segura, é muito gratificante para nós.

Na ocasião, Raul anunciou também que outro projeto já foi aprovado, e terá liberação do recurso por meio do FID. “Estamos muito satisfeitos em poder dizer aqui em primeira mão que os moradores de Auriflama poderão contar em breve com uma nova ciclovia, com pista de caminhada”, finalizou.

O investimento do FID para as obras foi de R$ 950 mil, a Prefeitura de Auriflama contribuiu com R$ 96 mil, totalizando mais de R$ 1 milhão em recursos.

FID

O FID celebrou do período de 2010 até a presente data, o total de 227 convênios com órgãos do poder público e da sociedade civil, totalizando aproximadamente R$ 340 milhões em investimentos, 184 cidades atendidas e aproximadamente 10 milhões de pessoas beneficiadas. Em 2021, o Conselho Gestor do FID abriu o edital em que concorreram 456 novos projetos, dos quais, 294 foram contemplados, ou seja, 64,47%, maior número e percentual de projetos aprovados. Serão beneficiados 272 municípios e Instituições da Sociedade Civil e serão aplicados R$ 259,8 milhões do FID e R$ 91,8 milhões de contrapartida.