Secretaria da Justiça e Cidadania recebe lideranças indígenas da etnia Kaimbé
Na manhã desta quarta-feira (02/10), o Secretário da Justiça e Cidadania (SJC), Fábio Prieto, e o Coordenador de Políticas para os Povos Indígenas (CPPI), Cristiano Kiririndju, realizaram uma reunião com lideranças da etnia Kaimbé para discutir melhorias e a preservação cultural da comunidade. O encontro, que ocorreu no Salão Nobre do Palácio dos Campos Elíseos, contou também com a presença do secretário-executivo da SJC, Raul Christiano, e da equipe da CPPI.
Durante a reunião, foram abordados temas cruciais, como a necessidade de habitação adequada para as famílias indígenas, a garantia de segurança nas comunidades, o acesso a serviços essenciais de saneamento básico, e o aperfeiçoamento da infraestrutura, incluindo a pavimentação e a iluminação pública.
“Estamos aqui para ouvir e apoiar as demandas da comunidade Kaimbé. A preservação cultural e a melhoria das condições de vida das famílias indígenas são prioridades para o Governo de São Paulo”, salientou Fábio Prieto.
Os Kaimbés apresentaram ao secretário Fábio Prieto um documento solicitando a união indígena da etnia em diferentes contextos urbanos. Originários do estado da Bahia, atualmente, a comunidade Kaimbé é composta por 350 famílias que se encontram distribuídas em 16 cidades do Estado, incluindo entre elas a Capital, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Suzano, São Bernardo do Campo, Sorocaba, Itapevi, Franco da Rocha, Jacareí e Campinas.
“A união dos povos indígenas é essencial para que possamos fortalecer a identidade e os direitos de cada etnia. Estamos comprometidos em trabalhar juntos em busca de soluções que beneficiem a todos”, finalizou o secretário da Justiça e Cidadania.