Secretaria da Justiça e Cidadania promove reflexão sobre Direitos Humanos na 5ª edição do Papo Reto  

A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio da Coordenadoria Geral de Direitos Humanos (CGDH), realizou na manhã desta segunda-feira (09) a 5ª edição da roda de conversa Papo Reto – A Contribuição da Juventude na Difusão e Promoção Universal dos Direitos Humanos. O evento aconteceu na sede da Fundação CASA, localizada no centro de São Paulo.

Em celebração ao 76º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o encontro ocorreu com a presença do secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto; da presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto; e da coordenadora da CGDH, Maísa Costa. A abertura foi marcada pela apresentação do grupo musical Cora Coralina, composto por adolescentes da instituição.

O objetivo foi de ampliar o conhecimento sobre direitos e deveres e fomentar o respeito à diversidade.  “Estamos aqui hoje para refletirmos sobre algo fundamental para nossa humanidade: os direitos e deveres que regem a nossa vida em sociedade. Dentre eles, o mais importante é o direito à vida. É a base de todos os outros, e sem ele, nada mais poderia existir”, afirmou Fábio Prieto.

Claudia Carletto destacou a importância do direito à educação, apontando-o como pilar essencial após o direito à vida. “A educação é uma jornada que nos leva a um entendimento mais profundo do mundo, de quem somos e do que podemos nos tornar. Com ela, conhecemos a nossa história, refletimos sobre nossos erros e acertos e projetamos uma perspectiva de futuro, onde buscamos avançar e construir algo melhor para todos”, declarou a presidente da Fundação CASA.

Ao final das considerações, Maísa Costa enfatizou a importância de integrar a defesa dos direitos humanos no cotidiano de todos. “Eles devem fazer parte das decisões que tomamos e nas relações que construímos. Mais do que direitos, eles são o caminho para uma sociedade verdadeiramente humana e inclusiva. Espero que, no futuro, a equidade seja norma”, concluiu.

Governo do Estado de SP