Secretaria da Justiça e Cidadania participa de seminário sobre religiões de matrizes africanas em Araras

A Secretaria estadual da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenadoria de Políticas para a População Negra (CPPN), participará na próxima quarta-feira (29/05) do “Seminário Matrizes Africanas- Lutas, resistência e sobrevivência”, promovido pela Comissão Municipal de Religiões de Matriz Africana de Araras. O encontro acontecerá às 19h, no Anfiteatro do Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita, na cidade de Araras.

O coordenador da CPPN Robson Ferreira proferirá uma palestra sobre projetos e ações desenvolvidas pela SJC no enfrentamento ao racismo e na promoção da igualdade racial, entre elas, o cumprimento da Lei Estadual nº 14.187/2010, que pune administrativamente a discriminação em razão e cor, além de abordar o racismo praticado contra religiões de matriz africana.

O evento, que conta com o apoio da Secretaria de Governo e Relações Institucionais e do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Araras, tem como objetivo debater sobre a realidade dos povos tradicionais de Matrizes Africanas e da população negra, suas lutas por uma cultura de paz, pela liberdade de culto e contra o racismo religioso, institucional e ambiental.

O evento também contará com os debatedores Ialorixá mãe sara de Nanã, de Rio Claro; Pai Ronaldo de Xangô, presidente do da Associação de Religiosos de Matriz Africana de Piracicaba (AMAPIR), e Marilda Soares, assessora especial de projetos da Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba.

Serviço: Seminário Matrizes Africanas- Lutas, resistência e sobrevivência”,
Data: 29/05/2024