Secretaria da Justiça e Cidadania participa da posse de novos desembargadores no TJSP

Cerimônia foi no Salão Nobre do Palácio da Justiça, na Praça da Sé

 

Representando o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, prestigiou, na tarde desta terça-feira (1/8), a cerimônia de posse de dois novos desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Mauricio Henrique Guimarães Pereira Filho e Ana Maria Alonso Baldy. Os novos integrantes da Corte assumem as cadeiras dos desembargadores Fábio Poças Leitão e Edgard Silva Rosa, que se aposentaram recentemente.
Durante a solenidade, o presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, entregou aos dois integrantes da Corte Paulista o tradicional Colar do Mérito Judiciário, que homenageia personalidades por seus méritos e relevantes serviços prestados à cultura jurídica.

Foram definidos como componentes da mesa da solenidade o vice-presidente do TJSP, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger; Geraldo Francisco Pinheiro Franco, presidente do TJSP no biênio 2020/2021 e orador em nome do Tribunal; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; o procurador Caio Gentil Ribeiro, da Subprocuradoria do Contencioso Geral, representando a procuradora-geral do Estado; Renato de Mello Jorge Silveira, presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo; Leonardo Sica, vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, representando a presidente; José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino, decano do TJSP; Artur César Beretta da Silveira, presidente da Seção de Direito Privado do TJSP; Wanderley José Federighi, presidente da seção de Direito Público do TJSP; Francisco José Galvão Bruno, presidente da seção de Direito Criminal do TJSP; Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo; Orlando Eduardo Geraldi, presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo; Mário Luiz Sarrubbo, procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo; Maria Lúcia Amary, deputada estadual; o diretor da Escola Paulista da Magistratura, José Maria Câmara Júnior; desembargadores e juízes, além de convidados e membros da Justiça paulista.

A desembargadora empossada, Ana Maria Alonso Baldy, estava ao lado da filha na solenidade. “Agradeço de modo especial a minha filha, hoje advogada, Ana Luísa Baldy Ferreira de Paula, que sempre me acompanhou no início, porque era amamentada por mim, e depois por escolha própria, trazendo com sua presença grande luz para minha vida”

O desembargador empossado, Maurício Henrique Guimarães Pereira Filho, lembrou de dois pensamentos de um grande brasileiro, o escritor e poeta, Ariano Suassuna. “Ariano diz que nós temos dois Brasis, o Brasil dos privilegiados e o Brasil dos despossuídos. Mas ele diz também que não é um otimista, nem um pessimista, porque os otimistas são tolos, mas os pessimistas são amargos. Ele e todos nós devemos ser realistas, esperançosos, esperançosos de que um dia a justiça alcance a todos em nosso país”.

O presidente do TJSP encerrou a cerimônia ressaltando o trabalho dos juízes de primeira instância, e a experiência que eles trazem para a magistratura. “Que as nossas dificuldades sejam, em verdade, instrumento de forja do nosso conhecimento, do nosso caráter, para que possamos sempre enfrentar e superar todas as dificuldades. As comarcas, por mais difíceis que sejam, em locais mais distantes, como todos nós passamos, elas forjam também grandes juízes, e, o dia a dia do juiz é um dia a dia de enfrentamento de dificuldades”.

Governo do Estado de SP