Secretaria da Justiça e Cidadania participa da entrega da oitava unidade das Casas Terapêuticas
O secretário da Justiça e Cidadania, Fabio Prieto, participou, na última sexta-feira (15/03), da cerimônia de entrega da oitava unidade das Casas Terapêuticas, serviço de acolhimento do governo de São Paulo, localizada no distrito da Penha. O evento contou com a presença do vice-governador do Estado, Felício Ramuth, e da secretária de Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém.
Criada para atender homens com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas, a nova unidade segue um modelo estruturado em quatro fases: acolher, despertar, transformar e caminhar. Durante o tratamento, os acolhidos reaprendem práticas de autocuidado, desenvolvem habilidades sociais, participam de terapias e atividades socioeducativas. Após a conclusão das etapas, o acompanhamento técnico continua por seis meses, garantindo suporte e prevenção de recaídas.
Coordenador da Política Estadual sobre Drogas, o vice-governador Felício Ramuth ressaltou a importância do novo complexo no enfrentamento do preconceito e da complexidade da dependência química. “O atual Governo é pioneiro na regulamentação e implementação de uma política multidisciplinar sobre drogas”, afirmou. Já a secretária Andrezza Rosalém reforçou o compromisso do Estado com a Política Estadual sobre Drogas. “Precisamos ter um olhar holístico para essas pessoas – um olhar de proteção, integração e inclusão”, destacou.
Para o secretário Fabio Prieto, a iniciativa fortalece a cidadania ao oferecer suporte essencial à população: “Ao estendermos a mão àqueles que precisam de ajuda, promovemos não apenas a recuperação individual, mas também o fortalecimento e o bem-estar de toda a sociedade”, afirmou.
Desde o início de 2023, a Secretaria de Desenvolvimento Social entregou unidades nos distritos da Lapa, Santana, Vila Mariana, Santo Amaro e Cursino, na capital paulista, além de unidades nos municípios de Osasco e Guarulhos. A Casa Terapêutica da Penha tem capacidade para até 45 acolhidos e terá um custo anual de funcionamento estimado em R$ 2 milhões.