Secretaria da Justiça e Cidadania participa da abertura de congressos de Meio Ambiente e Habitação e Urbanismo promovidos pelo MPSP

28º Congresso de Meio Ambiente e 22º Congresso de Habitação e Urbanismo serão encerrados nesta sexta-feira (4)

O Secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, representado o Governador Tarcísio de Freitas, participou da cerimônia de abertura do 28º Congresso de Meio Ambiente e do 22º Congresso de Habitação e Urbanismo do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), realizada na última quarta-feira (02/10), no Auditório Queiroz Filho.

Discutir as emergências climáticas e desafios ambientais, como a regularização fundiária, o combate a incêndios florestais e a prevenção de eventos extremos, estão entre as abordagens dos congressos, que serão encerrados nesta sexta-feira (04/10).

Em sua saudação, o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto ressaltou a importância do evento e da preservação do meio ambiente para o futuro. “A preservação ambiental não é apenas para as próximas gerações, mas essencial para o nosso presente. Este congresso é fundamental para discutirmos essas questões, além disso, a presença da secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende aqui hoje é um testemunho do comprometimento do nosso governo com a preservação do meio ambiente. O trabalho realizado pela secretaria é exemplar e essencial para que possamos enfrentar esses atuais desafios.”

O procurador-geral de Justiça do MPSP, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, destacou os últimos acontecimentos climáticos no país e lembrou a atuação pioneira dos colegas nesses temas. “No Rio Grande do Sul, enfrentamos a maior enchente da história. Na Amazônia, alguns rios estão com a maior seca já registrada. Em São Paulo, 2024 traz o maior número de incêndios simultâneos. Quando esses colegas começaram a desbravar essa trilha, o que estava em pauta era o nosso futuro” afirmou.

Além do procurador-geral de Justiça do MPSP, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa e do secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, fizeram parte da mesa da cerimônia de abertura, o corregedor do MPSP, Motauri Ciocchetti de Souza; o secretário do Conselho Superior, Arthur Lemos Junior; o ouvidor do MPSP, Tiago Zarif; a diretora da Escola Superior do MPSP, Tatiana Bicudo; a diretora de Acompanhamento Legislativo da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), Deborah Kelly Affonso; a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende; o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco; o desembargador do TJSP, Fernando Akaoui; a procuradora do Estado, Amanda de Moraes Modotti; o coronel PM, Nilton Cesar Zacarias, o comandante do Corpo de Bombeiros; e o coronel PM Leandro Carlos Navarro, Comandante da Polícia Ambiental.