Secretaria da Justiça e Cidadania participa da 22.ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+

A tradicional feira antecede o principal evento do mês do orgulho LGBT+ no mundo

Representando o Governo do Estado de Paulo, a Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) participou da 22.ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+, promovida pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, nesta quinta-feira (8), no Memorial da América Latina, na região da Barra Funda.

A feira, que faz parte da programação da 27.ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, contou com cerca de 100 expositores entre instituições (federais, estaduais, municipais e ongs), comerciantes, patrocinadores e empresas de alimentação. Além disso, uma das principais novidades desta edição foi o palco inclusivo que reuniu 70 artistas de todo o Brasil em uma programação rica em termos de musicalidade e representatividade.

Os visitantes que foram ao estande da SJC tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e buscar orientação a respeito das ações do Governo em relação à população LGBT+, dentre as quais destaca-se a Lei Estadual n.º 10.948/01, pioneira no País na adoção de políticas públicas de enfrentamento à LGBTfobia, que pune administrativamente a discriminação por orientação sexual e/ou identidade de gênero. Houve também a distribuição de brindes, informativos, e cartilhas das coordenações e programas da pasta.

Roda de conversa, apresentação musical, workshop, e distribuição de livros foram outras atividades que ocorreram ao longo do dia no estande do Governo de São Paulo, que para além da SJC, também contou com as equipes da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e do Museu da Diversidade Sexual (MDS).

Para o coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS), Rafael Calumby Rodrigues, o evento foi importante para divulgar as ações da pasta da Justiça e Cidadania. “Tivemos a oportunidade de apresentar os programas da SJC, como o Projeto Cidadania Itinerante que atendeu para a retificação do prenome e a orientação para a retificação de prenome e gênero. Em São Paulo temos uma lei atuante, e a CPDS supervisiona todo o seu processo de execução. Foi uma oportunidade de mostrar que o Governo do Estado é plural e diverso”, declarou o coordenador.

Dentre as autoridades e celebridades que visitaram o espaço do Governo, estavam o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, e a secretária-executiva da pasta PCD, Claudia Carletto, o deputado estadual, Guilherme Cortez, a coordenadora municipal de Políticas para LGBTI, Léo Áquilla, e o vice-presidente da Parada LGBT+ de São Paulo, Renato Viterbo.

Foi a 1.ª vez em sua história que o Memorial da América Latina recebeu a tradicional feira que antecede o principal evento do mês do orgulho LGBT+ do mundo, a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, programada para o próximo domingo (11), na Avenida Paulista.

“A organização da feira acertou em mudar o local. O evento teve muitos recursos de acessibilidade, tais como intérpretes de libras e áreas reservadas. Houve um carinho especial com as pessoas com deficiência”, pontua Rafael Calumby, que também destaca o trabalho da organização em dividir a parte cultural e a parte artística.

Governo do Estado de SP