Secretaria da Justiça e Cidadania participa da 1ª Semana da Felicidade
Iniciativa discute temas como Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade
A Secretaria da Fazenda do estado de São Paulo (Sefaz-SP) promoveu, nesta segunda-feira (19/6), a 1ª Semana da Felicidade com Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade, na capital paulista. O evento, no auditório da Sefaz, contou com a presença da secretária-executiva de estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Cláudia Carletto, do secretário-executivo de estado da Fazenda e Planejamento, Rogério Campos, do coordenador de Tecnologia e Administração da Sefaz, Mauricio Barutti, da ouvidora e membro da Comissão de Ética da Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Lie Shitara Schutzer, do secretário-executivo da Cultura e Economia Criativa, Marcello Henrique de Assis, e da chefe de gabinete da Secretaria da Justiça e Cidadania, Lucimara Nunes de Paula, representando o titular da pasta, Fábio Prieto.
Lançado em junho de 2022, o programa “Felicidade Corporativa” da Sefaz-SP comemora, este ano, seu primeiro aniversário. A iniciativa ocorre entre os dias 19 a 23 de junho com palestras, mesas-redondas e roda de conversa, online e presencial, para discutir três importantes temas da atualidade: diversidade, inclusão e sustentabilidade. Além dos temas centrais, a programação também quer discutir assuntos como equidade e diversidade de gênero, diversidade racial e pessoa com deficiência.
O “Felicidade Corporativa” nasceu pelas mãos do Planejamento Estratégico com o objetivo de valorizar e reconhecer o que há de mais valioso na Sefaz-SP: o capital humano. Desde então, o foco é sensibilizar o maior número de pessoas para a importância do despertar do propósito em sua vida pessoal e profissional, apresentando conteúdos sobre bem-estar, saúde e felicidade, permitindo a busca por uma vida mais positiva, com foco na saúde mental, significado e propósitos bem definidos. Estudos apontam que colaboradores felizes são mais produtivos, eficientes e inovadores. Desta forma, todas as ações são baseadas na psicologia positiva e na neurociência, de forma a garantir sua credibilidade entre os fazendários.
“Temas como os que aqui serão abordados durante a semana são, além de atuais, de extrema relevância e fazem parte da atuação diária da Justiça e Cidadania. A discussão cria novas possibilidades de abordagem de forma integrada e mais ampla. Uma excelente iniciativa”, afirmou a chefe da Secretaria da Justiça e Cidadania, Lucimara Nunes de Paula, em sua apresentação sobre o trabalho realizado pela pasta.
Nesse primeiro ano de vida, o Programa Felicidade Corporativa já implementou várias ações na Sefaz-SP, e várias outras estão em andamento, como capacitação de multiplicadores internos; criação e fomento de comunidade em rede social corporativa para debates exclusivos sobre os temas do programa; iniciativas institucionais de elogios e de murais de gratidão e organização de rodas de conversa com os servidores.
“Ao despertar para seu propósito e suas habilidades, ao priorizar seu bem-estar, as pessoas se tornam mais produtivas, o que pode propiciar entregas mais conscientes e com qualidade, voltando-se para seu papel como servidor público”, diz a cartilha do Felicidade Corporativa.